Nascida com cinco meses, menor bebê prematura internada no HRN surpreende pela recuperação

4 de setembro de 2020 - 12:04 # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos:
Teresa Fernandes

Quem vê a pequena Aylla Vitória hoje, prestes a completar quatro meses de vida, não imagina os desafios que ela já enfrentou para sobreviver. Nascida em Massapê, a 20 km de Sobral, a criança veio ao mundo no dia 16 de maio com apenas 23 semanas e seis dias de gestação. Com o quadro de saúde delicado, a menina foi encaminhada para o Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado.

“Minha filha quando nasceu era tão prematura que foi considerada um aborto espontâneo, mas sobreviveu”, conta Gabriela Costa Sales, 17. Considerada a menor bebê prematura já internada no HRN, Aylla tinha apenas 31cm e 700g. A mãe diz que a gestação seguiu tranquila até que ela teve um sangramento e precisou ir às pressas para uma emergência obstétrica. “Minha filha chegou muito prematura, teve paradas, precisou ser intubada e eu via a preocupação de todos com ela no hospital. Agradeço porque salvaram a vida da minha filha”, destaca.

Até receber alta, no dia 21 de agosto, a menina permaneceu três meses no Hospital Regional Norte, onde passou por diferentes setores. A coordenadora médica da Neonatologia do HRN, Renata Freitas, explica que a criança teve uma boa evolução clínica, surpreendendo a equipe positivamente. “O bebê ficou em ventilação mecânica e sempre evoluiu bem. A demora foi em virtude da prematuridade. Foi o nosso bebê mais prematuro, com cerca de cinco meses. A mãe sempre permaneceu conosco no serviço, fazendo ordenha beira leito ”, explica.

Hoje, Aylla já está com 44 cm e pesa cerca de 2kg. A menina é tranquila e, segundo a mãe, só chora quando está com fome.“O tempo que eu passei no hospital me ajudou a cuidar dela direitinho. Os profissionais me ensinaram a dar medicação, banho, amamentar e ficar de olho na respiração dela”, detalha Gabriela.