Sesa participa de curso de dados realizado por organização internacional

27 de agosto de 2020 - 16:13 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Suzana Mont'Alverne
Arte gráfica: Fábio dos Santos

Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) é uma das 67 instituições brasileiras selecionadas para participar de formação em gestão estratégica de dados da organização internacional Open Knwledge Brasil (OK). Com apresentação da plataforma de transparência de dados da Sesa, IntegraSUS, o gerente da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sesa, Luan Prates, submeteu o tema à concorrência de uma bolsa integral no curso oferecido pela Escola de Dados da OK.

Com a participação no curso Publicadores de Dados, Luan espera obter estratégias que auxiliem na qualificação e divulgação dos dados do IntegraSUS. “A nossa expectativa é obter durante o curso estratégias que auxiliem ou melhorem a forma de divulgação dos relatórios já disponíveis na plataforma IntegraSUS. Queremos aperfeiçoar a nossa maneira de passar as informações para população, imprensa e gestores”, ressalta o gerente, que é mestrando em Informática Aplicada.

Além de fortalecer e melhorar a transparência e o nível dos dados disponíveis na plataforma, a formação intensificará o alinhamento com as políticas internacionais de dados. “A capacitação também é uma forma de profissionalizar ainda mais a equipe que compõe o IntegraSUS e alinhar o serviço com as práticas da política internacional de publicização de dados públicos”, reforça o bolsista.

Ao todo, foram 164 pessoas inscritas, de 160 organizações diferentes. A Escola de Dados selecionou 72 pessoas das 67 instituições públicas e organizações da sociedade civil de todo o país para uma bolsa integral do curso. As aulas têm início nesta sexta-feira (28) e seguem até o dia 1º de outubro. O curso será dividido em módulos semanais com aulas ao vivo, vídeo-aulas e por meio de plataformas online.

IntegraSUS

Implantado há pouco mais de um ano, o IntegraSUS é uma plataforma que integra sistemas de monitoramento e gerenciamento epidemiológico, hospitalar, ambulatorial, administrativo, financeiro e de planejamento da Sesa e dos 184 municípios cearenses.