HGCC encerra campanha Agosto Dourado com programação especial  

24 de agosto de 2020 - 10:26 # # #

Repórter: Wescley Jorge
Arte: Thiago Freitas

A promoção do aleitamento materno e da doação de leite humano devem acontecer o ano inteiro. O mês de agosto, em especial, recebe a cor dourada para lembrar a importância do leite materno para os recém-nascidos, sobretudo para os bebês internados em UTIs neonatais. A campanha Agosto Dourado, que tem como tema “Apoiar a Amamentação para um planeta mais saudável”, será encerrada com uma programação especial, realizada entre os dias 24 e 28 de agosto no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado.

As ações são voltadas a profissionais ligados à assistência obstétrica e neonatal do HGCC. A abertura será nesta segunda-feira (24), em frente à capela da unidade, com o recital de um cordel de autoria da enfermeira Roselice Saraiva, que atua na enfermaria Canguru. Ao final, balões dourados lembrarão o quanto o leite humano é essencial.

“Pensamos numa programação que envolva todos os serviços, profissionais e enfermarias, com a participação de toda a equipe multiprofissional ligada ao cuidado obstétrico e neonatal”, reforça Raquel Holanda, coordenadora de Enfermagem Neonatal do HGCC. Para ela, a integração do cuidado é essencial para o bom desenvolvimento e recuperação dos recém-nascidos internados.

Durante a semana, serão realizadas atividades interativas que contemplam temas como mitos e verdades sobre amamentação; aleitamento materno e doação de leite; jogo da verdade sobre os dez passos para a amamentação; aspectos emocionais do aleitamento materno e o impacto da língua presa na amamentação.

A realização da semana de encerramento do Agosto Dourado busca fortalecer ainda mais o serviço prestado no hospital e reforça as ações internas trabalhadas durante o ano inteiro. Com isso, a programação é uma forma de sensibilizar ainda mais os profissionais e usuários quanto à valorização da amamentação, o apoio às mulheres durante o aleitamento materno e o incentivar à doação de leite.