Doação de sangue é tema de bate-papo ao vivo em rede social da Sesa

19 de agosto de 2020 - 09:48 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Diego Sombra
Arte gráfica: Jeorge Farias

A doação de sangue e de medula óssea será o tema de uma transmissão ao vivo realizada nesta quarta-feira (19), no perfil oficial da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) no Instagram. A live contará com a participação de Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da rede estadual.

Durante o bate-papo, Nágela vai esclarecer dúvidas dos seguidores sobre o assunto e destacar a importância da doação de sangue para o funcionamento dos serviços de saúde. “A doação de sangue, como um gesto voluntário e altruísta, possibilita o atendimento seguro de pacientes nos mais diversos serviços de saúde do Ceará. É importante que a população entenda que a doação é necessária todos os dias, não somente em feriados ou campanhas”, pontua.

O Hemoce coletou 44.817 bolsas de sangue no Estado entre os meses de janeiro e junho deste ano. Com apenas uma bolsa de sangue, é possível salvar até quatro vidas, já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Os homens podem doar a cada dois meses e, no máximo, quatro vezes por ano. Já as mulheres têm a possibilidade de doar a cada três meses, desde que realizem até três doações por ano.

Para que os estoques do hemocentro permaneçam seguros, Nágela reforça que as doações precisam ser regulares. “Nos últimos cinco anos, o Ceará atingiu a marca de mais de cem mil doações voluntárias e transfusões na rede pública estadual, o que trouxe tranquilidade para o atendimento de todos os pacientes do SUS do Estado. Cada vez mais, a população está mais consciente sobre a sua responsabilidade social no que diz respeito à doação de sangue. Isso é fruto de um trabalho desenvolvido há muitos anos pelo Hemoce.

A live faz parte do projeto Saúde & Você, uma das ações estratégicas do Plano de Comunicação da Secretaria. Os seguidores da Sesa no Instagram podem enviar perguntas sobre doação de sangue e de medula óssea por direct para o perfil.

Agende sua doação

Para doar sangue, a população deve agendar a doação ou entrar em contato pelos telefones (85) 3101.2305 ou (85) 3101.2296 (WhatsApp). Nos hemocentros localizados em Sobral, Crato, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte, o agendamento também pode ser feito online ou pelos números de telefone de cada unidade.

Saúde & Você

A promoção à saúde e o estímulo ao autocuidado estão entre as ações da Sesa voltadas ao bem-estar da população cearense. Diante do alcance significativo das redes sociais, o projeto Saúde & Você nasce no Instagram com o propósito de levar informação de qualidade, a partir de uma linguagem simples e acessível, sobre temas relevantes na área da saúde.