Série de webconferências aborda atenção à saúde bucal durante pandemia

12 de agosto de 2020 - 11:22 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP
Repórter:
Jackson de Moura
Arte gráfica: Júlio Lopes

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), inicia nesta semana uma série de webconferências sobre atenção à saúde bucal durante a pandemia de Covid-19. Os primeiros encontros online estão agendados para esta quarta (12) e sexta-feira (14). As transmissões acontecem no canal oficial do Youtube da ESP/CE (youtube.com/espceara).

A ideia é promover uma capacitação sobre os fluxos de atendimento durante a pandemia para dentistas da atenção primária e especializada e demais profissionais, auxiliares e técnicos de saúde bucal . Apesar de os serviços odontológicos já contemplarem condutas em termos de controle de infecção e biossegurança, as webs retratarão as mudanças provocadas pelo coronavírus, considerando a forma de transmissão da doença e a natureza do tratamento bucal.

“Elevamos as recomendações de controle de infecção nos consultórios odontológicos e repensamos algumas técnicas com a alteração de condutas, o que estamos chamando de Odontologia minimamente invasiva. Estas novas técnicas também serão abordadas na série de webconferências”, explica Paola Calvasina, orientadora da Célula de Atenção à Saúde Bucal da Sesa e idealizadora da programação.

Programação

A primeira transmissão acontece nesta quarta-feira (12), às 14h, e terá como tema “Lesões orais e Covid-19”. A convidada é a doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará, Ana Paula Negreiros Nunes. O objetivo é orientar os profissionais de saúde bucal, cirurgiões-dentistas da atenção primária e especializada sobre lesões orais potencialmente associadas ao diagnóstico e tratamento de Covid-19.

Na próxima sexta (14), também às 14h, o professor do curso de Odontologia do Centro Universitário Christus, João Paulo Perdigão, falará sobre biossegurança no consultório odontológico. A web é voltada para cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal.

Sob mediação de Paola Calvasina, as webs serão abertas para interação com os usuários, que poderão participar com perguntas enviadas via chat.

Webconferências Atenção à Saúde Bucal

Tema: Lesões Orais e Covid-19
Data: quarta-feira, 12 de agosto
Horário: 14h

Palestrante: Ana Paula Negreiros Nunes, doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora da Universidade Federal do Ceará.

Tema: Biossegurança no consultório odontológico durante pandemia de Covid-19
Data: sexta-feira, 14 de agosto
Horário: 14h

Palestrante: João Paulo Perdigão, especialista em Odontologia para pacientes com necessidades especiais pela Associação Brasileira de Odontologia no Ceará, mestre em Odontologia pela UFC, especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial pela Universidade Estadual de Maringá (PR), professor do curso de Odontologia do Centro Universitário Christus.