Sesa promove 7ª turma do Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental

3 de agosto de 2020 - 17:22 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Diego Sombra Estagiário: Levi Aguiar

 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) capacitará, entre os dias 3 e 7 de agosto, a 7ª turma do curso de aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental. A formação tem como objetivo treinar profissionais de saúde para atuar como epidemiologistas de campo.

A capacitação acontece de forma remota, das de 8 às 12h. Ao todo, serão treinados 33 profissionais para realizar a investigação, a notificação, a prevenção e controle de doenças e agravos nas cinco regiões de Saúde do Ceará. “Com esse treinamento, a Sesa, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará, vai fortalecer a rede de respostas a emergências em saúde pública no nível local, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.”, afirma Sarah Mendes, assessora técnica da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep).

Programa EpiSUS

O EpiSUS Fundamental foi implantado no Ceará em 2017 e já capacitou 155 profissionais de 88 municípios cearenses. A Escola de Saúde Pública (ESP/CE) é parceira no projeto, sendo responsável por certificar os participantes do curso. A formação contribui para o combate a surtos e epidemias no Estado.