Telemedicina com foco em UTI discute 125 casos de pacientes internados

Repórter/Foto:
Fátima Holanda
Arte gráfica: Jeorge Farias

Nesta quinta-feira, 30 de julho, completa um mês que a Central de Regulação do Estado (Corac), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou o primeiro teleatendimento para conduzir médicos que trabalham em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No dia 30 de junho, o médico intensivista da Corac orientou um profissional de saúde de um hospital em Limoeiro do Norte e discutiu o caso de um paciente internado na UTI.

Durante o primeiro mês, já aconteceram 25 visitas às UTIs e 125 discussões de alta complexidade feitas on-line. O serviço, que acontece por meio de videochamadas, tem, como objetivo, aprimorar a assistência a pacientes internados em hospitais públicos no Estado.

“O serviço de TeleUTI que estamos viabilizando na Central de Regulação é um porto seguro que dá suporte aos profissionais de saúde que estão no interior e podem precisar de orientação para discutir o caso do paciente e melhorar a qualidade do serviço nas UTIs. Também nos mostra um panorama desses serviços e passa a ser essencial para o nosso diagnóstico, nossos planejamentos e na formação dos profissionais que estão no interior”, diz o orientador da Célula de Regulação do Sistema de Saúde da Sesa, Luiz Guilherme Pinheiro.

Hospitais de cinco municípios, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte e Maracanaú, já entraram em contato com o médico intensivista da Regulação para discutir casos de pacientes. A previsão que outros municípios também entrem em contato no decorrer do serviço. O projeto garante a troca de conhecimento entre os profissionais de saúde do Estado.

O médico Italo Ramon, que trabalha no Hospital Municipal de Caucaia, já recorreu ao serviço seis vezes para discutir casos de pacientes. Na tarde desta quinta-feiram 30 de julho, a conversa foi com o médico intesivista Lennon de Vasconcelos. O profissional aprova a iniciativa. “Foi um grande avanço para o nosso serviço essa oportunidade de ter visita com intensivista, que consegue fazer uma horizontalização das condutas. O TeleUTI tem ajudado muito. Essa comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará com os outros hospitais tem melhorado bastante e tem sido eficaz. Isso melhorou a assistência ao paciente” concluiu.

Para o médico intensivista, César Pontes, esse primeiro mês das videochamadas em UTI foi uma experiência única, por permitir fazer o melhor molde para cada local. “Sabemos como funciona uma UTI em Fortaleza, que tem tudo, e deparamos com realidade diferente no interior. A força de vontade dos profissionais de saúde é importante nesta interação. Depois da reunião, deixamos o celular à disposição, caso o médico ainda tenha dúvida”.

Esse serviço faz parte da Plataforma de Modernização da Saúde lançada em agosto de 2019 e tem como base cinco pilares: resultado centrado no cidadão; humanização do atendimento; valorização das pessoas; transparência; e conhecimento e inovação.

Para ter acesso ao TeleUTI, o médico deve agendar um horário com a Central de Regulação, que funciona de maneira integrada, por meio de uma rede informatizada com todos os municípios cearenses. A Central envolve as referências intermunicipais de consultas especializadas e exames, internações hospitalares eletivas e de urgência e emergência. Todo o trabalho é feito a partir da disponibilidade de consultas e exames especializados públicos, contratados e conveniados, que integram a rede do Sistema único de Saúde (SUS).

“É uma ferramenta que tem se mostrado muito útil e será essencial para os nossos diagnósticos, planejamentos e até ajudar na interiorização desse atendimento de medicina intensiva de maneira que seja feito com qualidade e eficiência”, destacou Luiz Guilherme.