Saúde mental é tema de bate-papo ao vivo em rede social da Sesa

28 de julho de 2020 - 16:01 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Diego Sombra
Arte: Jeorge Farias


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza às quartas-feiras, a partir das 17 horas, uma transmissão ao vivo sobre diferentes assuntos em seu perfil oficial no Instagram. Participam especialistas das unidades da rede Sesa, que respondem perguntas e esclarecem dúvidas dos seguidores. A iniciativa faz parte do projeto “Saúde & Você”, uma das ações estratégicas do Plano de Comunicação da Sesa. Nesta semana, o tema abordado será saúde mental e pandemia.

A convidada para o bate-papo desta segunda edição é a psicóloga Ana Carla Castro, do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará. “É muito importante a gente falar desses impactos sobre a saúde mental, porque, neste momento, a gente precisa focar em ações para que esse período seja mais suportável, mais tolerável, e que as pessoas se sintam mais apoiadas. Nós somos um todo. Então, a gente não pode cuidar do físico, se proteger, usar máscara, e descuidar da nossa saúde mental”, afirma.

Além de dar dicas de como cuidar da saúde mental no dia a dia, a especialista vai conversar sobre temas como ansiedade e depressão. Na live, Ana Carla também reforçará a importância do acompanhamento profissional para o tratamento de transtornos mentais. “É importantíssimo esse olhar voltado para a saúde mental e, principalmente, para buscar ajuda. Existem outras coisas que ajudam muito, que são essenciais, como o apoio familiar, dos amigos, mas é preciso procurar tratamento especializado como forma de complementar o cuidado”, pontua.

Saúde & Você

A promoção à saúde e o estímulo ao autocuidado estão entre as ações da Sesa voltadas ao bem-estar da população cearense. Diante do alcance significativo das redes sociais, o projeto “Saúde & Você” nasce no Intagram da Secretaria com o propósito de levar informação de qualidade, a partir de uma linguagem simples e acessível, sobre temas relevantes na área da saúde.