Novo sistema da Central de Regulação do Estado otimiza gerenciamento de leitos

24 de julho de 2020 - 14:39 # # # #

Repórter/Fotos:
Martina Dieb

A Central de Regulação do Estado, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), passa a contar com um novo sistema para o gerenciamento de leitos hospitalares nas unidades de saúde em Fortaleza e no interior. O software começa a funcionar a partir de 1º de agosto e oferecerá melhorias à assistência de pacientes. A novidade faz parte das ações desenvolvidas pela Plataforma de Modernização da Saúde, programa de planejamento estratégico da Sesa.

Na última quinta-feira (23), a Sesa finalizou o processo de implantação do novo software com a capacitação de cerca de 1.300 profissionais, entre supervisores, reguladores e operadores das Centrais de Regulação do Estado e do município de Fortaleza. As equipes das Regiões de Saúde Norte e do Cariri participaram do treinamento, realizado na modalidade de ensino a distância (EAD) pela Coordenadoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (Corac) e ministrado por técnicos da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic).

“Vamos fazer a migração do UniSUS para o sistema, que é mais ágil. Por ser moderno, o software permite as mudanças que precisamos fazer. A partir do início de agosto, todos os hospitais que necessitarem transferir pacientes que estejam internados irão inserir a solicitação no sistema. Toda a regulação de leitos hospitalares do Estado será por meio desse novo software”, explica o orientador da Célula de Regulação do Sistema de Saúde da Sesa, Luiz Guilherme Pinheiro Costa.

Além de otimizar a regulação de leitos do Estado, o software possui a funcionalidade de informar ao paciente sua posição na fila de procedimentos, exames e consultas. O recurso aumenta a transparência e o controle social dos serviços de saúde do Estado. Foram realizados treinamentos por videoconferência com os módulos Central de Procedimentos, Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade (Apac), Central de Leitos e Autorização de Internação Hospitalar (AIH) com os profissionais da regulação. Até o momento, na plataforma de ensino a distância, há 1.335 profissionais matriculados.

A Sesa também disponibiliza o serviço de help desk para os profissionais das Centrais de Regulação do Estado e de Fortaleza. É possível acionar a assistência pelo número 0800-883-6231 e esclarecer dúvidas relacionadas ao software.

Central de Regulação do Estado

A Central de Regulação do Estado funciona de maneira integrada em uma rede informatizada com os 184 municípios cearenses. Em tempo real, a equipe recebe e direciona as demandas. A Central contempla todas as referências intermunicipais de consultas especializadas e exames, internações hospitalares eletivas e ainda de urgência e emergência. O trabalho é realizado com base no conhecimento da capacidade de oferta de consultas e exames especializados públicos, contratados e conveniados, que integram a rede do Sistema único de Saúde (SUS).