HGCC capacita enfermeiros em hemotransfusão

21 de julho de 2020 - 11:23 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter:
Wescley Jorge
Foto: Thiago Freitas

Para reforçar as boas práticas em hemoterapia, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, capacitou 225 enfermeiros no treinamento de hemotransfusão. O curso teve como foco garantir a segurança do paciente e é essencial no ambiente hospitalar.

Com duração de doze dias, o treinamento foi divido em três módulos. No primeiro, foi apresentado o ciclo do hemocomponente, com informativos utilizados pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). O segundo módulo abordou a instalação do hemocomponente e o ato transfusional em si, a partir da discussão de casos clínicos com aplicação da teoria. Por fim, no terceiro módulo, foram abordadas as reações transfusionais.

Ricardo leal, um dos enfermeiros participantes, destacou a importância do treinamento. “O treinamento possui um valor e relevância muito grandes no cenário clínico do HGCC. Temos uma unidade em que o ato de transfundir é corriqueiro, com pacientes pré e pós-cirúrgicos que necessitam de suporte transfusional”, diz.

De acordo com a Gerência de Risco do HGCC, o objetivo do treinamento é promover a capacitação contínua dos enfermeiros com atuação no Hospital para a instalação e acompanhamento de toda a transfusão sanguínea. “A gente busca priorizar a qualidade do processo transfusional, que implica diretamente na segurança do paciente, com uma assistência de qualidade”, ressalta Carolina Martins, enfermeira da Gerência de Risco.

O treinamento foi desenvolvido pela Gerência de Risco e realizado em parceria com a Agência Transfusional do Hemoce no HGCC, juntamente com o Núcleo de Assistência e Segurança do Paciente (NASP) da unidade