HGWA reúne familiares de pacientes em encontro virtual

24 de junho de 2020 - 11:52 # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Repórter:
Edwirges Nogueira

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, realizou o primeiro encontro virtual de cuidadores. Organizada pelo Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) da unidade, a iniciativa teve como objetivo reunir familiares responsáveis pelos cuidados a pacientes desospitalizados, ou seja, que recebem tratamento médico em casa ou em instituições de saúde.

Como medida de prevenção à pandemia de coronavírus, o encontro, que acontece mensalmente de forma presencial, passou a ser feito pela internet temporariamente. A vendedora Socorro Santos, responsável por cuidar do próprio pai, foi uma das participantes e aprovou a ideia, que tem como foco o atendimento humanizado. “Entramos nas reuniões caídos e machucados e saímos renovados e com forças. Nossos encontros são fundamentais e não podem nunca acabar. O SAD está sempre ao lado de todos nós”, afirma.

O SAD é um serviço existente em seis unidades da rede estadual e promove a desospitalização e os cuidados necessários nas residências dos pacientes que, mesmo após a alta hospitalar, necessitam de acompanhamento. De acordo com a terapeuta ocupacional do serviço, Ítala Oliveira, o encontro virtual pretende ser uma forma de manter o vínculo com as famílias e de valorizar o papel dos cuidadores.

“Os encontros são momentos em que oportunizamos a fala livre, em que o cuidador tem a oportunidade de falar e tem uma escuta diferenciada. É um espaço em que o cuidador é ouvido, em que ele expressa suas angústias e sentimentos. Ocorre o acolhimento tanto pelos profissionais do SAD, como pelos próprios cuidadores, que muitas vezes se identificam com a fala e com os processos pelos quais o colega está passando”, explica a profissional.

Sobre o SAD

O SAD do HGWA foi criado em junho de 2003 para promover a desospitalização de pacientes da unidade. Atualmente, o serviço possui 210 vagas e conta com seis equipes multidisciplinares, que atendem adultos e crianças, sendo duas dedicadas a pacientes que necessitam de suporte com ventilação domiciliar. O SAD do HGWA atende pacientes de outros sete hospitais, além de prestar apoio à rede de saúde de Fortaleza.

A assistência do SAD é realizada pelas equipes por meio de visitas domiciliares para orientação e procedimentos, conforme o Plano Terapêutico Multidisciplinar. O serviço fornece medicação, material médico hospitalar e empresta equipamentos necessários, como ventiladores, concentradores de O2, aparelhos de aspiração, entre outros, para garantir a assistência necessária.

Durante a pandemia, o SAD desenvolveu um plano de contingência para diminuir os danos aos pacientes que podem apresentar complicações relacionadas à Covid-19. O planejamento contempla telemonitoramento e redução das visitas domiciliares, assim como orientações e treinamento das famílias e equipes sobre as medidas de isolamento e diagnóstico e tratamento do coronavírus.

A equipe faz visitas e presta assistência aos pacientes com suspeita da doença e realiza a testagem e o tratamento em domicílio. O SAD acompanha, ainda, cerca de 700 idosos em 18 abrigos localizados na capital cearense.