Videochamadas possibilitam encontro virtual entre pais e filhos no HGWA

19 de junho de 2020 - 10:06 # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Repórter:
Edwirges Nogueira 

 

 

Cerca de 350 quilômetros separam  Enzo, de 20 dias, dos pais, Luan Tales Oliveira e Jéssica Barbosa, que moram em Tauá, no interior do Ceará. Por ter nascido prematuro, o bebê foi internado no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado.

Jéssica deu à luz em Tauá no dia 22 de maio após sete meses de gestação. Logo em seguida, Enzo foi transferido para o HGWA. A família participou da primeira visita virtual realizada no Centro de Terapia Intensiva Pediátrico (Cetip) do Hospital. Por meio da câmera do tablet, Luan e Jéssica conseguiram finalmente ver o filho. “Ficamos muito felizes ao ver que ele está bem e que está evoluindo muito rápido. Conversei muito com ele e disse que logo ele virá para casa. Não vejo a hora”, relata Luan.

As visitas virtuais são uma iniciativa da coordenação de Medicina e Enfermagem do Cetip e do Serviço de Psicologia do Hospital. As famílias de bebês internados que moram em outros municípios ou que não têm condições de se deslocar até o HGWA para as visitas presenciais são o público-alvo do projeto.

Segundo Joyce Hilario Maranhão, psicóloga do HGWA, as videochamadas foram criadas para fortalecer os vínculos entre famílias e bebês e amenizar a saudade. A profissional conta que, devido à necessidade de internamento dos recém-nascidos imediatamente após o parto e às restrições de permanência no hospital, muitos pais continuam com a imagem do bebê que foi idealizada durante a gestação.

A partir das visitas virtuais, é possível que esses pais tenham contato com o bebê real, que apresenta um adoecimento e que precisa de cuidados para além daqueles que a família pode ofertar. A participação dos profissionais de saúde é, portanto, fundamental neste começo da vida do bebê. “Nessa conversa, eles puderam contar a história familiar para esse bebê, participando da construção de sua personalidade a partir da interação com ele”, afirma.

Para permitir um momento de acolhimento e de interação plena, as visitas virtuais são agendadas para os momentos em que os pais estão em locais onde possam se sentir confortáveis para falar com os filhos. Recomenda-se que a família esteja em sua residência para evitar interrupções e para se expressar do modo que desejarem.

Ouça

A psicóloga do HGWA, Joyce Hilário Maranhão, fala sobre os objetivos do projeto.

De acordo com a psicóloga Joyce Hilário Maranhão, as visitas têm trazido bons resultados para todas as partes envolvidas.