Indicadores apontam melhora e Fortaleza inicia Fase 1 do Plano Responsável de Abertura

7 de junho de 2020 - 15:05 # # # # #

Comunicação do Governo do Ceará
Repórter:
Fhilipe Augusto
Fotos Ascom - Casa Civil

De acordo com o novo decreto estadual, a região Norte do Estado permanece com quatro municípios em isolamento social rígido e restante do estado por mais sete dias na fase de transição do plano

A partir da próxima segunda-feira (8), graças à redução dos indicadores da Covid-19, Fortaleza vai entrar na primeira fase do Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais elaborado pelo Governo do Ceará, do total de quatro etapas. Contudo, de acordo com o governador Camilo Santana, a região Norte do Estado prosseguirá com medidas de isolamento social rígido em determinadas cidades e as demais regiões cearenses continuam na Fase de Transição do plano.

“Há uma melhoria significativa dos indicadores em Fortaleza, mas há uma preocupação com o Interior e principalmente com a região Norte. Vamos manter o isolamento rígido em alguns municípios dessa região, como Sobral, Acaraú, Camocim e Itarema, e inclusive recomendar aos municípios da microrregião desses quatro municípios a fazerem ações restritivas. Para os demais municípios do Ceará, com exceção de Fortaleza, vamos prorrogar a fase de transição, porque nós vamos observar durante esta semana o comportamento nessas regiões. E para Fortaleza nós vamos iniciar a implantação da primeira fase do plano de retomada da economia do Ceará, com o rigor dos protocolos, acompanhamento, fiscalização”, informou Camilo.

Nesta nova etapa do plano na capital cearense, todas as cadeias produtivas contarão com 40% dos seus empregados liberados para cumprirem suas funções de maneira presencial. São elas: construção civil; indústria química e correlatos; artigos de couros e calçados; indústria metalmecânica e afins; saneamento e reciclagem; indústria e serviços de apoio; energia; têxteis e roupas; comunicação, publicidade e editoração; artigos do lar; agropecuária; móveis e madeira; tecnologia da informação; logística e transporte; automotiva; esporte, cultura e lazer; comércio e serviço de higiene e limpeza; e comércio de outros produtos. A área da saúde (incluindo consultórios médicos e odontológicos) é que está autorizada a funcionar com sua capacidade total. Os shoppings entram nesta fase, seguindo os protocolos. “Para que a gente possa avançar para as outras fases do plano depende muito do comportamento das empresas e também das pessoas”, enfatizou o governador, que prorrogou por mais sete dias o decreto de isolamento social em todo o Estado e que obriga o uso de máscara.

Ao lado do governador durante o anúncio da liberação da primeira fase do plano em Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio destacou que a cidade só está conseguindo avançar na retomada de suas atividades graças ao cumprimento das medidas tomadas anteriormente. “É bom que se lembre que a gente só está conseguindo anunciar esse processo de abertura lenta e gradual graças ao esforço que tem rendido muitas vidas salvas, que foi o cumprimento do isolamento social. Não fosse o cumprimento do isolamento social certamente que a situação seria completamente diferente e nós não poderíamos estar aqui iniciando um outro momento”, disse.

O gestor municipal ponderou que é preciso permanecer atento aos cuidados e recomendações para que não haja um retrocesso. “É exatamente nessa fase que a responsabilidade e a consciência de que cada um pode fazer a diferença. É importante que cada um de nós seja um fiscal, pois as empresas que vão abrir precisam cumprir um protocolo. Se a gente observar aglomeração em lojas, shoppings, espaços públicos é importante que denuncie ao 190. É importante que cada um de nós que vai trabalhar ou sair de casa para um fim essencial também se cuide. Essas medidas de proteção individual são absolutamente fundamentais. A gente continua em isolamento social, frequentar calçadões, espaços públicos, praias, feiras livres não é permitido. A gente tem a responsabilidade de iniciar esse processo com muita consciência de que se não houver responsabilidade individual e coletiva da cidade ele pode ter que parar caso os indicadores voltem a piorar”, enfatizou Roberto Cláudio.

Requisitos e obrigatoriedades

Com o início nesta segunda-feira (8), a primeira fase do plano em Fortaleza terá duração de 14 dias. Para que a retomada das atividades continue avançando dentro do estabelecido pelo plano, é preciso continuar atingindo os critérios de análise, que levam em consideração a taxa decrescente de ocupação dos leitos de UTIs destinados ao tratamento da Covid-19, de internações, de óbitos pela doença, e a territorialidade dos casos.

Durante a execução do plano, serão realizados inquéritos sorológicos e testes nas empresas liberadas, através Secretaria da Saúde do Ceará, verificados o cumprimento dos protocolos das empresas, e ainda inquéritos epidemiológicos para investigação da razão de transmissibilidade. Atividades de grande aglomeração, como aulas presenciais, abertura plena de shopping centers, celebrações religiosas, eventos esportivos e culturais, entram nas fases posteriores da estratégia.

Ouça

De acordo com o governador Camilo Santana, a região Norte do Estado prosseguirá com medidas de isolamento social rígido em determinadas cidades e as demais regiões cearenses continuam na Fase de Transição do plano

O governador Camilo Santana lembrou que o início as demais fases de abertura das atividades depende do resultado positivo da fase anterior.

O governador Camilo Santana reforçou ainda as ações do Estado para garantir o atendimento às pessoas acometidas da Covid-19, tanto em Fortaleza como no interior.

O prefeito Roberto Cláudio ponderou que é preciso permanecer atento aos cuidados e recomendações para que não haja um retrocesso.