Terapia Ocupacional ajuda na recuperação de pacientes

1 de junho de 2020 - 13:54 # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter:
Wescley Jorge

A Terapia Ocupacional no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, tem sido essencial para proporcionar bem-estar aos pacientes neste período de pandemia. Os profissionais do serviço atuam em áreas como a maternidade e a clínica médica, que não são voltadas ao atendimento de pessoas diagnosticadas com coronavírus. O objetivo do trabalho é proporcionar um acompanhamento contínuo.

“A gente procurou se readaptar à nova realidade. Ainda vamos às enfermarias, todavia mantemos o distanciamento e grupos menores”, diz a terapeuta ocupacional, Cláudia Hemerita, responsável pelo acompanhamento nas enfermarias da maternidade. Uma das estratégias usadas pela equipe de Terapia Ocupacional foi produzir vídeos com orientações aos pacientes, inclusive para as mães que estão em casa e com filhos internados na UTI Neonatal do HGCC.

Maria Elisabete Correia Saraiva deu à luz a Levi no dia 10 de maio. Após alguns dias de internação, ela já se sentia ociosa e agoniada. A visita da terapeuta ocupacional trouxe um momento de relaxamento para a paciente, aliviando tensões e estimulando o autocuidado. “Eu estava precisando, já estava há dois dias muito agitada e esse momento me acalmou mais. Gostei, relaxei bastante e me senti mais tranquila, espero fazer novamente”, disse Maria.

Na clínica médica, por exemplo, os terapeutas ocupacionais avaliam o histórico da doença do paciente, aspectos familiares, qualidade do lazer e trabalho. De acordo com a terapeuta Lygia Maria da Costa Ribeiro, esta etapa permite que o profissional conheça a realidade da pessoa e proponha atividades que tenham sentido para ela.

“Procuramos favorecer a autoestima, o reforço das atividades de vida diária, promover orientação temporal e espacial, promover descontração, reforçar a atenção e a concentração, promover o equilíbrio emocional e reforçar quanto ao conceito de saúde”, elenca Ligya.

Durante os atendimentos, os terapeutas ocupacionais também fornecem orientações e cuidados preventivos sobre a Covid-19. Tudo é voltado para a ressignificação das atividades do cotidiano e para a promoção do equilíbrio emocional.

“A terapia ocupacional evita que o paciente entre em delirium, melhora a autoestima, favorece a aceitação da internação, promove o alívio do estresse e da ansiedade e melhora a imunidade, por exemplo. Dá um grande suporte físico, mental, social, cultural e espiritual, pois o olhar do terapeuta ocupacional é voltado para o sujeito em todos os seus aspecto”, reforça Cláudia Hemerita.