Sesa conta com base do Samu 192 Ceará para transporte de pacientes

1 de junho de 2020 - 17:57 # # #

Repórter/Fotos:
Martina Dieb

A partir desta segunda-feira (1), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará) passa a contar com uma base na Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Fortaleza. A iniciativa é para dar suporte ao transporte de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 na capital e região metropolitana, conforme encaminhamento da Central de Regulação.

“A gente optou por trazer a base para sede da Sesa, visto que a regulação do controle de leitos é feita na Secretaria. Após a identificação do leito, a gente aciona essas ambulâncias para fazer a transferência dos pacientes”, explica a secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Josenília Gomes.

A base do SAMU 192 Ceará estará na Sesa até o fim da pandemia de coronavírus. O espaço possui uma sala de apoio para os profissionais da saúde e duas ambulâncias, sendo uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Há uma equipe de médicos, enfermeiros, condutores socorristas e técnicos de enfermagem preparados para o transporte de pacientes com Covid-19.

“A base do Samu na sede da Sesa atenderá Fortaleza e toda a Região Metropolitana, atuando principalmente na diminuição do tempo-resposta, para que o SAMU seja muito mais ágil na transferência para os hospitais. É um serviço fundamental para que a população seja atendida o mais rápido possível”, explica o diretor-geral do SAMU 192 Ceará, coronel João Vasconcelos.

Ao todo, o Estado tem 109 bases descentralizadas, distribuídas nas cinco Regiões de Saúde. Os profissionais do serviço foram devidamente capacitados para o enfrentamento à Covid-19, seguindo recomendações do Ministério da Saúde (MS) e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Entre março e maio deste ano, o SAMU 192 Ceará realizou 21.284 atendimentos, sendo 2.297 de pacientes com Covid-19.

Ouça

A secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Josenília Gomes, explica como acontece a atuação do SAMU 192 Ceará para a transferência dos pacientes.

O diretor geral do SAMU 192 Ceará, coronel João Vasconcelos Souza, fala da estrutura das ambulâncias do SAMU para atender pacientes com Covid-19.