ESP/CE capacitará 1.700 profissionais de saúde em curso básico sobre ventilação mecânica

1 de junho de 2020 - 16:14 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP
Repórter:
Jackson de Moura
Arte: Júlio Lopes

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), inicia nesta segunda-feira, 1, a segunda turma do Curso Básico em Ventilação Mecânica para profissionais de saúde que atuam no atendimento dos casos de Covid-19 na rede pública estadual. Com modalidade de ensino a distância, a formação capacitará cerca de 1.700 profissionais.

Médicos, fisioterapeutas e enfermeiros, a maioria do interior do Estado, que atuam na linha de frente em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) e emergências serão capacitados. A formação conta com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems).

A formação abordará o manejo da ventilação mecânica em pacientes com Insuficiência Respiratória Aguda devido ao novo coronavírus. O curso tem carga horária de 16 horas-aula, com cronograma previsto para ser executado até o dia 30 de junho.

As aulas são divididas em três unidades que abordam o processo de ventilação mecânica, o desenvolvimento de habilidades na sua utilização e a retirada do suporte ventilatório, quando ocorre a melhora do quadro de saúde do paciente.

Novos respiradores

A formação contemplará ainda o treinamento dos respiradores que o Governo do Estado comprou da China. O modelo VG70 é um dos mais modernos. “O curso conta com vídeos instrucionais, mostrando como funciona o novo ventilador mecânico para que o profissional de saúde lá da ponta consiga fazer a melhor utilização com a maior segurança e eficácia possível”, explica o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara.

A segunda turma terá 20 tutores e uma equipe de supervisores de apoio especializada em pneumologia e medicina intensiva. “A capacitação começa com a ambientação do curso, uma série de atividades para que o participante conheça a sua estrutura, como funciona e se familiarize com as ferramentas da plataforma de EAD”, explica José Batista Tomaz, supervisor do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde da Escola de Saúde Pública (Cedes) da ESP/CE.

Ventilação mecânica

Ventiladores mecânicos são equipamentos que ajudam os pulmões a inspirar e expirar quando uma pessoa, por determinada doença, não consegue operar normalmente seu sistema respiratório. As máquinas de suporte à vida garantem o bombeamento de gás oxigênio para dentro dos pulmões e permitem a saída desse ar, que é produzido pelo próprio paciente, para o meio ambiente.

Comumente chamados de respiradores, os ventiladores mecânicos apenas auxiliam a respiração do paciente, ou seja: eles não respiram no lugar dos pulmões dos pacientes.

Informações

Curso Básico em Ventilação Mecânica

Quando: mês de junho
Público-alvo: médicos, enfermeiros e fisioterapeutas (selecionados por gestores das unidades)
Link de acesso para inscritos