Sesa capacita psicólogos para atendimento especializado durante pandemia

5 de maio de 2020 - 17:50 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Martina Dieb

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) está capacitando psicólogos que atuam na rede pública para prestar um atendimento cada vez melhor à população durante a pandemia de coronavírus. A partir desta terça-feira (5), os profissionais participam de um curso em primeiros socorros psicológicos.

A primeira etapa do treinamento, que tem três horas de duração, acontece até o dia 15 de maio e deve capacitar cerca de 400 psicólogos. Além de fortalecer os cuidados em saúde mental no Estado, a capacitação irá repassar orientações importantes para que os profissionais trabalhem com segurança nas cinco regiões de Saúde do Ceará (Fortaleza, Sertão Central, Litoral Leste, Sobral e Cariri).

Protocolos internacionais de atendimento em caso de situações de desastre serão discutidos durante o curso e adequados à realidade do Ceará. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Políticas de Saúde da Sesa, por meio Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, realizada em parceria com o Hospital Leonardo Da Vinci (LDV), a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e a Universidade de Fortaleza (Unifor).

“O treinamento visa fortalecer a Rede de Atenção à Saúde de uma forma integral e integrada. Inicialmente, a primeira turma é ofertada para os psicólogos que atuam no SUS, na rede ambulatorial e hospitalar, além dos psicólogos voluntários que atuam no Plantão Coronavírus, canal de comunicação oficial do Governo do Estado”, explica Malbia Rolim, assessora técnica da Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Sesa.

As facilitadoras da capacitação serão a doutora e especialista em psicoteraperapia de crises e situações extremas, Ticiana Paiva, e a psicóloga Renata Giaxa, que atua no Hospital Leonardo Da Vinci (HLV), unidade requisitada pelo Governo do Ceará para o tratamento de pacientes com Covid-19. As turmas são divididas por região de Saúde e os próximos treinamentos ocorrerão com equipes multidisciplinares dos hospitais, contemplando profissionais de diversas áreas.

“Em breve, a Sesa também abrirá essa formação para os profissionais que atuam em equipes multidisciplinares. O objetivo da capacitação é otimizar os espaços de cuidado e promover a humanização e o cuidado em saúde mental nas unidades hospitalares, além de dar suporte aos profissionais que estão atuando na linha de frente”, pontua Malbia.