Hospital César Cals aproxima pais e filhos durante pandemia

24 de abril de 2020 - 14:21 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter:
Wescley Jorge

Por conta da pandemia de coronavírus, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará, traçou diversas estratégias para reforçar a segurança de pacientes e profissionais. Na unidade neonatal, por exemplo, o contato entre mães e bebês foi restrito. Mesmo assim, as famílias podem acompanhar a evolução dos filhos de longe, por meio de fotos e vídeos feitos pela equipe responsável por acompanhar os pequenos.

“Com o objetivo de diminuir os impactos e/ou prejuízos na formação do vínculo com o bebê internado, pensou-se em utilizar a tecnologia a nosso favor e realizar registros dos bebês e enviá-los àquelas famílias que mostram interesse em recebê-los. Com isso, elas podem acompanhar o desenvolvimento da criança”, explica a psicóloga Eleonora Pereira.

Com a restrição das visitas aos filhos, a saudade dos pais só aumenta. Cristiane Alves é mãe de Isabela Christina, internada há três meses na Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais do HGCC. Para ela, receber em casa uma foto ou vídeo tem sido um alento. “Acho muito gratificante e emocionante. Quero agradecer a todos os funcionários do Hospital César Cals por cuidar dos nossos filhos com amor. Poder receber uma foto tem um significado importante para matar um pouco da saudade”, reconhece Cristiane.

Os vídeos e as fotos são realizados pelo serviço de psicologia do HGCC e por residentes multiprofissionais do segundo ano. No ato da internação da gestante, os pais já podem assinar um termo para autorizar ou não o envio dos registros. As famílias também podem entrar em contato pelo Whatsapp para solicitar as imagens ao Hospital.