Músico homenageia profissionais de saúde em hospital

23 de abril de 2020 - 13:13 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Suzana Mont'Alverne
Fotos: Fátima Holanda

A rotina em um hospital pode ser vista de diferentes formas por quem se dedica à missão de salvar vidas. E esse novo olhar traz uma perspectiva diferente para quem trabalha na linha de frente do enfrentamento à pandemia da Covid-19. Assim acontece para os profissionais de saúde do Hospital Leonardo Da Vinci (HLV), unidade requisitada pelo Governo do Ceará para o tratamento de pacientes com Covid-19.

Três vezes por semana, o músico e técnico de enfermagem Efraim de Freitas toca piano para os colegas no fim do expediente. Ele trabalha como auxiliar de transporte no HLV. “Aproveito para dar aos meus colegas um momento de distração, de leveza. Sinto que quando começo a tocar eles se sentem tranquilos, mais leves e calmos. A musicoterapia traz conforto”, diz.

A apresentação musical ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras. Os profissionais de saúde que estão encerrando seu expediente ou em intervalo para descanso se reúnem na recepção do hospital para ouvirem o colega. “É gratificante. Nós reunimos toda a equipe para relaxar. É o momento de união. Aqui nós trabalhamos com uma equipe só e é neste momento que fortificamos e confirmamos essa união”, comenta Melania Freitas, coordenadora de enfermagem do HLV.

Confira o vídeos na redes sociais da Secretaria da Saúde do Ceara:

www.facebook.com/Saudeceara

Instagram: @SaudeCeara 

Hospital Leonardo da Vinci

O Hospital Leonardo da Vinci foi equipado e adaptado para pelo Governo do Ceará para atender exclusivamente os pacientes com Covid-19. O equipamento conta com 230 leitos, 132 ativos, sendo 91 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta quinta feira, 23, o hospital completa um mês de funcionamento.

O encaminhamento dos pacientes para o HLV é por meio da Central de Regulação do Estado. Isso significa que se trata de um hospital de retaguarda das unidades de atendimento e não deve ser buscado de forma espontânea.

Isolamento Social

O isolamento social ameniza a disseminação do vírus e auxilia o trabalho dos profissionais de saúde. A diminuição do número de casos faz com que as unidades não fiquem sobrecarregadas.

“Estamos trabalhando firme e forte com os pacientes internados aqui no Hospital Leonardo da Vinci. E tenho um pedido a fazer para a população: fiquem em casa. Sigam mantendo o isolamento social. Escutem as orientações das instituições de saúde”, reforça a coordenadora de enfermagem.