Com mais de 650 leitos, novo Hospital Universitário do Ceará deve ficar pronto em 2022

23 de abril de 2020 - 10:31 # # # #

Airton Lima - Ascom SOP

Obra de grande porte completamente arcada pelo Tesouro do Estado, o Hospital Universitário do Ceará será objeto de Regime Diferenciado de Contratação integrado (RDCi) a partir do dia 28 de abril. O equipamento será implantado em Fortaleza, sob fiscalização da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Quando concluída a construção, o que deve ocorrer em 2022, será parte importante da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

”O Hospital Universitário será o maior do Estado e representa um grande investimento na Saúde. Promete ser a grande marca do governo Camilo. Além de funcionar como a nova sede do tradicional Hospital César Cals, vai permitir conciliar, em parceria com a Uece, o atendimento à população com o ensino de novos profissionais da área”, comenta Aline Cordeiro, diretora de Projetos de Edificações da SOP.

O hospital terá mais de 650 leitos de internação, distribuídos entre internação geral (470) e terapia intensiva (184). E ainda contará com leitos de apoio e observação nas alas de urgência e emergência, centro cirúrgico e obstétrico.

Vai ocupar uma área de 75 mil metros quadrados (m²), em terreno que pertence à Universidade Estadual do Ceará (Uece), no bairro Itaperi, com acesso pela rua Betel, próximo à rua Holanda. O complexo será composto por um edifício principal de três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil). Serão seis pavimentos integrados com diferentes ambientes, como enfermarias pediátricas e adultas, ambulatórios, área de exames e laboratórios, consultórios médicos e odontológicos, centro de convivência, dois auditórios com 50 lugares cada, área técnica e de ensino, e um heliponto.

O perfil de assistência do Hospital Universitário do Ceará será terciário, realizando atendimento em casos de alta complexidade e promovendo um suporte aos outros hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado.

Investimentos na Capital

Além da ampliação da rede de atendimento médico-hospitalar e do suporte à formação acadêmica, a implantação do Hospital Universitário do Ceará também representará impacto urbano.

“Uma série de adaptações urbanísticas serão feitas no entorno da área de intervenção das obras do hospital, como o alargamento das vias de acesso, paisagismo e iluminação etc.”, ressalta Aline Cordeiro.