IntegraSUS é tema de palestra em evento online sobre transparência e pandemia

11 de abril de 2020 - 11:19 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter/Foto:
Helga Rackel

A plataforma de transparência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) foi tema de palestra do Open Data Day Fortaleza Online na manhã deste sábado. Falando sobre “IntegraSUS, ferramenta de transparência sobre os dados da Covid-19 no Ceará”, a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Saúde do Ceará, Magda Almeida, apresentou a plataforma e interagiu com os participantes sobre a dinâmica de construção, disponibilização e qualificação dos dados.

“É um trabalho gigantesco e a equipe é muito interessada. A transparência muda os processos de trabalho da gestão. É um caminho sem volta”, ressaltou sobre a importância de o Ceará fortalecer a transparência nesse momento de pandemia e o enfrentamento à desinformação como parte desse processo.

Implantado há um ano, o IntegraSUS agora disponibiliza os indicadores do coronavírus (Covid-19) no Ceará. E nesta semana, a ferramenta passou a mostrar também o acompanhamento das internações, os recursos financeiros aplicados e os mapas analíticos. A sistemática está sendo aperfeiçoada diariamente para melhorar o acesso às informações.

“Esse formato que vocês fizeram para a taxa de ocupação é incrível! Uma referência para outros estados”, ressaltou a diretora executiva da Open Knowledge Brasil, Fernanda Campagnucci. E sobre o Ceará assumir o desafio da transparência, ela complementou: “é uma mudança de cultura interna muito complexa, e a demanda da sociedade civil costuma ajudar”.

O Open Data Day Fortaleza 2020 discute dados abertos, transparência e pandemia. O evento ocorre o dia todo e de maneira remota. São palestras pela manhã e oficinas à tarde.