Familiares de pacientes com transtorno mental devem redobrar os cuidados na quarentena

9 de abril de 2020 - 12:33 # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Repórter:
Milena Fernandes
Arte gráfica: Rodrigo Costa

A emergência do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará, continua funcionando 24 horas para atender casos graves relacionados a transtornos mentais. Já os ambulatórios da unidade, que acompanham pessoas com quadro de saúde estável, adaptaram o funcionamento durante a pandemia, priorizando o atendimento de pacientes com necessidades urgentes.

Os familiares de pacientes acompanhados no hospital devem redobrar os cuidados para que o tratamento não seja interrompido no período de isolamento social. A psicóloga do Núcleo de Esquizofrenia do HSM, Ana Carla Castro, ressalta o papel da família neste momento delicado.

“Por conta da quarentena, a convivência familiar está mais próxima e, consequentemente, estamos todos passando mais tempo juntos. Algumas famílias podem ficar preocupadas com o parente acometido por algum transtorno mental, como esquizofrenia, depressão, ansiedade, entre outros, mas com algumas atitudes é possível abrandar esses efeitos da quarentena”, afirma Ana Carla.

Quando houver necessidade de intervenção profissional, os familiares podem recorrer ao serviço de psicologia do HSM, que está atendendo em regime de plantão. O Núcleo de Esquizofrenia também está tirando dúvidas e dando suporte à família por meio de atendimento telefônico.

“A família é uma aliada, uma parceira no processo de reabilitação psicossocial do usuário. Algumas pessoas sentem mais esses impactos que outras, então é importante estimular uma postura de segurança e apoio, sendo a família um fator importante nesse processo”, frisa.

Recomendações para as família

– É importante que pessoas portadoras de qualquer demanda psiquiátrica continuem fazendo uso de medicação, conforme orientação médica, e mantenham seus processos terapêuticos individuais.
– Os familiares devem ajudar a entender que o cenário atual vai passar. Muitos pacientes têm acesso à informação. Logo, é interessante que isso seja monitorado para que não haja pânico ou angústia diante da situação atual.
– Comportamentos ansiosos podem ser amenizados por meio do diálogo. É uma forma de promover interação e facilitar o entendimento do que está acontecendo.
– A prática de afazeres do lar e de atividades como jardinagem, artesanato e decoração ajuda a conter os picos de ansiedade, pois podem canalizar as energias.