Nutec faz análise de álcool 70 % utilizado pela Secretaria de Saúde

6 de abril de 2020 - 12:12 # # # #

Assessoria de Comunicação do Nutec
Repórter:
Louise Mezzedimi

O Laboratório de Química Instrumental está testando e aplicando laudos oficiais que atestem a qualidade do álcool

Com o objetivo de assegurar que os profissionais da área da saúde do Ceará usem álcool 70%, tanto líquido quanto em gel, sem adulterações, o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), autarquia vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a partir de uma demanda da Secretaria de Saúde (Sesa), está realizando análises físico-químicas e cromatográficas para verificar o teor de álcool.

Segundo Vitor Paulo, técnico do laboratório do Nutec, antes de ser utilizado em ações de saúde pública, o álcool precisa ser testado e receber laudos oficiais da qualidade. “O primeiro lote já foi entregue. O produto estava adequado. Se não estivesse, não teria o efeito antisséptico desejado, ou seja, não eliminaria o vírus. Isso iria expor os profissionais que estão combatendo diariamente essa pandemia”, explica o químico.

Os testes foram iniciados na quinta-feira (02) pela equipe do LQI. Os participantes estão atuando em escalas, seguindo as medidas preventivas divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Francisco Magalhães, presidente do Nutec destaca a importância da ação para o Estado. “Essas análises são imprescindíveis, levando em conta os crescentes casos de adulteração do produto no mercado”, enfatiza.

Foram entregues para análise amostras referentes a três lotes. Dois de álcool líquido e um em gel. Os resultados estão sendo repassados para a unidade de distribuição da SESA. Após os resultados, caso o lote passe no controle de qualidade, são liberados para uso.