Saiba como se prevenir ao sair de casa e voltar

1 de abril de 2020 - 13:38 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Martina Dieb
Arte gráfica: Jeorge Farias

O isolamento social tornou-se uma das principais medidas de prevenção à Covid-19. A recomendação para a população é ficar é casa. Portanto, quando houver necessidade de sair, é necessário tomar uma série de cuidados para evitar a transmissão da doença.

“Após abrir portas, tocar no botão do elevador ou pegar no volante do carro, a higiene das mãos se faz necessária. Ela previne a transmissão do coronavírus. Por isso, é importante ter álcool em gel  na bolsa”, orienta a infectologista Christianne Takeda, do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ).

A ida ao supermercado, por exemplo, deve ser planejada para que o tempo de permanência no estabelecimento seja o menor possível. Dessa forma, o recomendado é preparar com antecedência a lista de compras. “Se possível, use um lenço descartável com álcool em gel e passe na barra do carrinho. Tente, também, manter uma distância das pessoas. Não se esqueça de higienizar as mãos ao retornar para o carro ou para o transporte público. O mesmo deve ser feito em casa”, reforça a especialista.

Cuidados ao chegar

Quando voltar para casa, tire os sapatos e, caso seja possível, deixe-os do lado de fora. Objetos como bolsa, carteira e chaves devem ser guardados em uma caixa. Depois tome um banho e higienize as mãos antes de tocar em superfícies ou móveis. As roupas usadas devem ser lavadas. Faça a higienização de frutas e verduras antes de colocá-las na geladeira.

Mergulhe-as por quinze minutos em uma solução feita com quatro colheres de sopa de água sanitária e um litro d’água. Em seguida, faça o enxágue com água corrente. Os produtos não comestíveis podem ser limpos com álcool 70%, que também é eficaz na limpeza de embalagens como caixa de leite, sacos de arroz, feijão e macarrão.

Limpeza da casa

Limpar a casa faz toda a diferença neste período de quarentena. Christianne Takeda ressalta que a limpeza seja feita uma vez ao dia. “A limpeza da casa é uma forma de proteção. É necessário abrir portas e janelas, varrer a casa e utilizar um pano úmido com água sanitária, respeitando as instruções na embalagem do produto. É fundamental limpar a superfície dos móveis com álcool 70% e as maçanetas de portas com água sanitária diluída em água. Adotando essas medidas todos ficam mais protegidos”, explica a especialista.

Confira outras dicas importantes:

– Não use relógio, anéis e pulseiras para facilitar a higienização das mãos. Prenda o cabelo.

– Se for utilizar transporte público, siga a etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar.

– Evite tocar em qualquer objeto ou superfície.

– Leve lencinhos descartáveis e, se possível, use-os para tocar superfícies de uso comum, como maçanetas. Se não for possível, higienize as mãos em seguida com álcool em gel.

– Após o uso de lenço de papel, descarte-o no lixo.

– Não cumprimente as pessoas com aperto de mão, beijo e abraço.

– Após utilizar dinheiro ou cartão, lave as mãos com água e sabão. Caso não seja possível, utilize álcool em gel 70%.

– Não toque o rosto, especialmente olhos, boca e nariz antes de higienizar as mãos com água e sabão.

– Mantenha distância de, no mínimo, dois metros das pessoas. Principalmente daquelas que estiverem tossindo e/ou espirrando.

– Não faça desinfecção do carro por fora. Feche a porta e siga a viagem.