Governo do Ceará recebe máscaras de proteção e ventiladores pulmonares doados pela Fiec

25 de março de 2020 - 16:16 # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil

Somando importantes esforços no combate ao coronavírus, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará), anunciou a produção de 3 mil peças por dia de máscara facial e confecção, inicialmente, de 9 mil máscaras de tnt. Todas as unidades serão doadas ao Governo do Ceará.

O primeiro tipo de máscara é feita de poliamida e direcionada para os profissionais de saúde, como equipamento de proteção individual. A produção desta peça inicia nesta quarta-feira (25/3) e o primeiro lote será entregue no dia 2 de abril. A outra é a máscara mais comumente encontrada em farmácias, feita de tnt, que começa a ser produzida na segunda-feira (30/3). As peças em componentes de plástico (máscara de proteção facial) são feitas em impressoras 3d e por injeção. Os materiais são produzidos nas unidades da Parangaba, em Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro, e irão auxiliar na prevenção e tratamento de pessoas infectadas com o Covid-19.

Para o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Élcio Batista, esta é a demonstração de que o setor produtivo não medirá esforços para o enfrentamento ao coronavírus. “A Fiec é uma importante parceira neste momento. Em meio ao impacto tão forte que todo mundo tem passado, o objetivo de todos é o mesmo: salvar vidas. O setor produtivo tem sido essencial para expandir essa mobilização e torná-la ainda mais ampla e eficaz”.


Para o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, há uma mobilização de todas as empresas para que possam atender no que for possível o Estado. “Nossa maior preocupação é com a população, precisamos passar por esse momento com menos sofrimento com o que o resto do mundo tem passado. Por isso, produziremos aqui e também romperemos barreiras para trazer insumos de fora”, reforçou. O presidente endossou a potencialidade das empresas de confecção do estado, que juntas contabilizam 40 mil funcionários. “Contamos com uma força de trabalho que pode contribuir com essa produção em nosso território, dando ainda mais subsídios para que médicos e enfermeiros possam fazer os seus trabalhos”.

No começo da semana, a Fiec, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), também doou 15 ventiladores pulmonares para o Hospital Leonardo Da Vinci, unidade adquirida pelo Governo do Estado para atender exclusivamente pacientes com coronavírus. Os equipamentos, adquiridos por meio da campanha “Fiec salvando vidas – Covid.19”, já estão no hospital e outros 75 estão sendo negociados.

Protótipos

O Senai Ceará também está desenvolvendo protótipos de duas peças utilizadas em máquinas de respiração mecânica: divisor de fluxo de ar e válvula. O divisor de fluxo de ar serve para que uma máquina de respiração mecânica possa servir para dois pacientes, ou seja, uma máquina que era individual, a partir da instalação dessa peça, servirá para duas pessoas. A válvula para máquina de respiração mecânica é um outro componente que será utilizada no equipamento, proporcionando melhorias ao seu funcionamento.