Sesa abre inscrições para curso gratuito de Saúde Vocal

4 de março de 2020 - 08:43 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Martina Dieb
Arte gráfica: Fabio dos Santos

Profissionais de saúde, professores das redes de ensino pública e privada, cantores, vendedores, cerimonialistas, jornalistas e operadores de telemarketing terão uma boa oportunidade para cuidar da voz. Entre os dias 1 e 29 de abril, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Ce), promove a Oficina de Saúde Vocal. As inscrições começam nesta quarta-feira, 4, e vão até o dia 20 de março. As vagas são limitadas. Faça a sua inscrição aqui.

Durante o curso, os profissionais irão receber orientações sobre o uso correto da voz, além de praticar exercícios para prevenir problemas nas cordas vocais, por exemplo. A oficina será ministrada pela fonoaudióloga Maria do Socorro Távora Soares e tem carga horária de 20 horas. As aulas acontecem no turno da tarde, das 14h às 16h30, no Cerest. O endereço é rua Oto de Alencar, 193, Jacarecanga.

Distúrbio vocal

O Distúrbio Vocal Relacionado ao Trabalho (DVRT) é um problema associado ao uso da voz durante a atividade profissional que pode diminuir, comprometer ou impedir a atuação e/ou comunicação do trabalhador. Os sintomas mais frequentes são cansaço ao falar, rouquidão, pigarro, garganta ou boca seca, esforço ao falar, falhas na voz, perda de voz, instabilidade ou tremor na voz, ardor na garganta e/ou dor ao falar, voz mais grossa, falta de volume e projeção vocal, perda na eficiência vocal, pouca resistência ao falar, dor ou tensão cervical.

Para mais informações sobre Oficina de Saúde Vocal, ligue (85) 3105.5343.