Doença é tema de webconferência voltada a profissionais de saúde nesta segunda, 2

28 de fevereiro de 2020 - 15:34 # # # #

Manejo clínico e fluxos de atendimento destinados ao novo coronavírus (Covid-19) serão alguns dos temas abordados na segunda webconferência realizada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). A transmissão acontece na segunda-feira, 2, às 9h, no canal do Youtube e no site da ESP/CE

Repassar orientações sobre a doença aos profissionais que atuam nas redes de saúde estadual e municipal do Ceará é o objetivo da ação. “Vamos mostrar aos trabalhadores como receber um paciente com suspeita do novo coronavírus e orientar sobre o fluxo de atendimento após o acolhimento”, adianta Lígia Lucena, supervisora do Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde da ESP/CE.

A webconferência conta com a participação de dois profissionais da rede de saúde estadual. O infectologista do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Keny Colares, abordará o atendimento inicial e o manejo clínico de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Já a assessora técnica do GT Imunopreveníveis da Célula de Imunização da Sesa, Thaisy Ricarte, discutirá vigilância epidemiológica e os fluxos de atendimento dos pacientes com suspeita do novo coronavírus.

Orientações aos profissionais

As webconferências realizadas pela ESP desenvolvem a formação dos profissionais de saúde dos níveis de atenção primário, secundário e terciário. A proposta é oferecer qualificação às equipes que irão atuar no atendimento de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus no Estado.
Monitoramento

Na última quinta-feira, 27, o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), se reuniu com gestores e diretores de hospitais públicos e particulares para discutir o Plano Estadual de Contingência do novo coronavírus (Covid-19).

A Secretaria disponibiliza, diariamente, um boletim com informações sobre o novo coronavírus para a população e profissionais de saúde. Não há casos da doença confirmados no Ceará. Até o momento, cinco pacientes que viajaram para países com transmissão da doença estão em investigação.

Serviço

Webconferência “Atendimento Inicial e Manejo Clínico do Coronavírus” (Covid-19)

Horário: 9 horas
Como acessar: http://espvirtual.esp.ce.gov.br
https://www.youtube.com/channel/UC_G1Zak1oxOctqap579R9cA/featured

Confira todas as informações sobre a doença.