Ambulatórios promovem palestras para pacientes, familiares e acompanhantes

27 de fevereiro de 2020 - 15:07 # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter/fotos:
Wescley Jorge

A informação em saúde é uma importante ferramenta de promoção do autocuidado. No Hospital Geral Dr. César Cals, do Governo do Ceará, os pacientes em atendimento, familiares e acompanhantes, além do público em geral contam com as palestras oferecidas pelos mais diversos serviços ambulatoriais.

Os encontros são promovidos por uma equipe multidisciplinar. Durante a iniciativa são esclarecidas dúvidas e repassadas informações sobre os serviços como ginecologia e obstetrícia, geriatria, serviço social, enfermagem, planejamento familiar, unidade de cirurgia bariátrica, psicologia, nutrição, fonoaudiologia e fisioterapia.

“O objetivo das palestras é disseminar conhecimento sobre os serviços, esclarecer dúvidas e incentivar hábitos saudáveis”, diz Leide Daiane Liberato Castro, coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente (Nasa). O setor oferece aulas voltadas para o acompanhamento da gravidez precoce, planejamento familiar e orientações dos cuidados com o bebê. Os encontros acontecem na última segunda-feira de cada mês, de 13 às 17 horas. 

Métodos contraceptivos definitivos, como vasectomia e ligadura de trompas são temas abordados pelo Serviço Social. As apresentações contam também com a o participação do setroe de urologia e ginecologia. Os profissionais informam sobre a lei do planejamento familiar e outros métodos contraceptivos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A vasectomia é abordada nas últimas terças-feiras de cada mês. E a ligadura de trompas nas primeiras segundas-feiras de cada mês, sempre às 10 horas.

Cirurgia bariátrica

Em relação à cirurgia bariátrica, as reuniões são às quartas e sextas-feiras. As aulas são ministradas por membros da equipe multiprofissional. Obesidade, os aspectos sociais e psicológicos da doença, as modalidades de cirurgia e os cuidados para antes e após a cirurgia são alguns dos temas abordados.

Mônica Bezerra Dias é manicure e mora em Juazeiro do Norte, no Cariri. Ela está no programa de cirurgia bariátrica há seis meses e assistiu às palestras com o cirurgião, fonoaudióloga e a psicóloga. Mônica relatou que as informações fizeram uma grande diferença na forma como ela se enxergava. “Com as palestras, temos contato com outras pessoas e percebemos a necessidade de mudança. Isso me ajudou a me conhecer e me aceitar melhor, me preparando para a cirurgia”, disse.

Na fonoaudiologia, por exemplo, a principal abordagem é sobre a mastigação. “Orientamos sobre a mastigação e o período das transições de consistência alimentares, antes e após o procedimento” reforça Evangelista Messias, fonoaudióloga do programa. “Recebemos pacientes de todos os tipos. É importante que eles conheçam o que o programa oferece”, esclarece Leide.

Alzheimer

Os cuidadores de idosos com Alzheimer também são beneficiados. As palestras, sempre na última terça-feira de cada mês, às 13h30, orientam sobre as consultas, os direitos e deveres, as medicações e os cuidados com o paciente. “Temos um retorno bem positivo das palestras. Há uma comunicação intensa entre os cuidadores e a equipe multiprofissional e constantemente eles nos agradecem pela troca de conhecimento e o apoio oferecido”, constata Euceli Pereira Sousa, enfermeira da Geriatria.

Serviço
Calendário de palestras