Governo do Ceará inaugura em Aiuaba a 6ª base do SAMU, em 2020

20 de fevereiro de 2020 - 14:16 # # # #

Wilson Zanini - Texto
Marcos Studart - Fotos

O Sertão dos Inhamuns recebeu o diretor geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará) nesta quinta-feira (20). Em pauta, a inauguração da nova unidade, entregue pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).

“É a base 71 instalada no Ceará e Aiuaba ganha um serviço de excelência, com o apoio de toda a estrutura do SAMU. Estamos universalizando o serviço em todos os municípios do estado”, destacou o diretor-geral do SAMU, João Vasconcelos. “Com a base do SAMU, vamos salvar muitas vidas, porque a gente vai ter pessoas capacitadas para socorrer as ocorrências. Isso é uma estratégia muito grande do governador Camilo Santana”, defendeu o prefeito de Aiuaba, Ramilson Morais.

Como a implantação das bases tem participação das três esferas administrativas, a sede do SAMU de Aiuaba foi cedida pela prefeitura; a operacionalização do serviço, desde o treinamento dos profissionais, passando pelo pagamento dos salários até a gestão do serviço cabe ao Estado; e a ambulância foi liberada pelo Ministério da Saúde.

Comunidade beneficiada

Para a moradora do município, Maria Gardânia Moreira Silva, de 19 anos, a instalação da unidade em Aiuaba vai trazer benefícios. “A cidade vai ganhar com isso. Estava precisando de algo para melhorar a rapidez no atendimento. A gente tinha dificuldade no tempo de chegada para o atendimento e agora isso vai mudar, porque são pessoas preparadas pra isso. Vai ter um pré-atendimento que vai facilitar muito, até na questão da sobrevivência”, explicou. “Todos de Aiuaba sempre tiveram a expectativa de ter uma base do SAMU aqui”, concluiu Maria.