Ceará alcança a marca de 200 mil cadastros de medula óssea

13 de fevereiro de 2020 - 09:15 # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Repórter:
Natassya Cybelly
Arte gráfica: Francielma Bernardino

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), do Governo do Ceará, cadastrou nos últimos vinte anos 200.000 pessoas como possíveis doadoras de medula óssea. O cadastro pode ser feito em todos os postos de coleta do hemocentro em Fortaleza e no interior do Estado. Quanto mais pessoas cadastradas, maiores as chances de compatibilidade para a doação.

O cadastramento é o primeiro passo para se tornar um doador de medula óssea e salvar a vida de pacientes que aguardam um transplante. Para se cadastrar, é preciso ser saudável, ter entre 18 e 55 anos de idade, não possuir histórico pessoal de câncer e apresentar um documento de identificação oficial com foto.

“É um procedimento simples. O candidato preenche um formulário com dados pessoais e o Hemoce coleta uma amostra de sangue com cerca de 5 ml para a realização de testes”, ressalta Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do banco de sangue.

Passo a passo para o transplante

Após o cadastro, o voluntário é incluído como possível doador no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula óssea, o Redome. Caso haja compatibilidade com pacientes que aguardam por um transplante de medula, o doador será informado para decidir se vai ou não fazer a doação. Além da confirmação do voluntário, é necessário avaliar as condições de saúde do candidato.

A voluntária Angélica França, 24 , é uma das candidatas para ser doadora de medula óssea. Ela e um grupo de motoristas de aplicativo estiveram na sede do Hemoce para exercer a solidariedade.

“Nós decidimos nos unir para fazer o bem e nos organizamos para vir ao Hemoce. Hoje não pude realizar a doação de sangue, mas já saio daqui cadastrada para ajudar a quem precisa”, conta.

A chance de encontrar um doador compatível é de 1 para cada 100 mil habitantes. De acordo com dados do Redome, o Ceará é o estado da região Norte e Nordeste com o maior número de voluntários cadastrados para a doação de medula óssea.

“É muito importante que quem já fez o cadastro mantenha os seus dados atualizados. Caso mude o número de telefone ou endereço, a pessoa deve informar as atualizações, pois são essas informações que vão ajudar a localizar o doador”, ressalta Nágela Lima. Os candidatos podem atualizar as informações pelo e-mail nucleo.medula@hemoce.ce.gov.br.

Coleta de medula óssea

Só em 2019, o estado do Ceará realizou 132 transplantes de medula óssea. Além de cadastrar os doadores, o Hemoce coleta células de medula óssea dos voluntários do Ceará e de outros estados da região Nordeste.

Desde 2012 já foram feitas 74 coletas de medula para transplantes de pacientes, sendo 41 nacionais e 33 internacionais. Argentina, Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Portugal, Holanda são os países que já receberam coletas do Hemoce.