Rodas de conversa promovem debates no Fórum sobre temas estratégicos

11 de fevereiro de 2020 - 11:15 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Márcia Ximenes
Fotos: Filipe Dutra

Seis rodas de conversa marcaram a programação do Fórum Estratégico da Saúde. O evento foi realizado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) na última segunda-feira, 10, no Centro de Eventos. Cerca de 700 participantes dividiram-se em grupos para discutir os seguintes temas estratégicos: Centro de Inteligência; Regionalização, Valorização das Residências em Saúde; Projetos Digitais; Regulação e Atenção Hospitalar.

O objetivo das rodas de conversa foi apresentar ao público o trabalho que está sendo feito para que o planejamento traçado pela secretaria seja executado. “Os temas gerais escolhidos para as rodas de conversa dialogam diretamente com os grandes pilares que estamos trabalhando na Saúde do nosso Estado: humanização do atendimento, foco no cidadão, transparência, resolutividade e acessibilidade”, explicou a secretária executiva de planejamento e gestão da Sesa, Najla Scaccabarozzi.

A coordenadora da atenção básica do município de Madalena, Mirela Fonseca, juntou-se ao grupo que discutiu projetos digitais. Para ela, o momento agregou conhecimento. “As ideias compartilhadas vão servir para aperfeiçoar cada vez mais a produtividade. Além de ações que já implantamos em nosso município, foram compartilhadas outras iniciativas que podemos realizar, como a mudança na regulação”.

O presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Flávio Deulefeu, destacou que é muito importante debater esses temas com profissionais de diversas atuações da área da saúde. “O gestor isolado muitas vezes não tem condições de enxergar quais são os problemas reais que acontecem no dia a dia. Ouvir esses profissionais que estão lá, em cada unidade de atendimento, contribui muito para pensarmos em melhorias para a gestão da saúde”, ressalta.

A programação do Fórum teve continuidade com visitas programadas aos estandes e, em seguida, com a apresentação do Plano Estratégico Integrado da Sesa voltado os próximos quatro anos.