Lançamento da campanha de carnaval acontece nesta terça-feira, 11

Repórter:
Natassya Cybelly / Estagiário: Emanuel Denizard
Arte gráfica: Roberto Pacheco

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), do Governo do Ceará, apresenta nesta terça-feira, 11, a partir das 9 horas, a campanha “Antes de cair na folia, bote a solidariedade em dia” para incentivar a doação de sangue no período que antecede o carnaval. O lançamento acontecerá simultaneamente no Hemoce de Fortaleza e nos hemocentros do interior.

As doações realizadas com antecedência garantem estoque tranquilo para qualquer eventualidade. “Cada bolsa de sangue tem validade de até 42 dias, portanto as doações feitas neste período já abastece o estoque para o feriado prolongado que se aproxima. Então, a gente conta mais uma vez com o apoio dos nossos doadores para ajudar a salvar vidas”, explica Alexandra Moraes, assistente social do setor de captação de doadores.

Programação

Na sede do Hemoce em Fortaleza, a banda Os Transacionais vai animar o público com marchinhas de carnaval. Serão oferecidos ainda serviços de limpeza de pele e maquiagem em parceria com promotoras de beleza e instituições de estética. Um bloco de carnaval será garantido durante as terças-feiras da campanha.

Hemocentros regionais

Em Sobral, o DJ Anacleto garantirá a animação do Bloco da Solidariedade. Haverá também a III caminhada da solidariedade com a participação de “Artuzinho”, que comandará o trio elétrico desenvolvendo atividades.

Marchinhas de carnaval, serviço de maquiagens carnavalescas farão parte da programação do banco de sangue do Crato. Em Juazeiro do Norte, no hemonúcleo, os candidatos a doação de sangue serão acolhidos pela Banda Municipal de Música e palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Em Quixadá o lançamento acontecerá no dia 12 às 16h30min na Praça José de Barros com blitz de mobilização e apresentação da banda Maestro Didi Barros.

Até o dia 29 de fevereiro, além dos serviços de beleza, vários grupos e blocos se apresentarão voluntariamente para incentivar a doação.

Doe sangue

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento, disponível para download no site do Hemoce.