Educação e inovação marcam atividades da Sesa no Fórum Estratégico da Saúde

10 de fevereiro de 2020 - 17:56 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Daniel Araújo

Um espaço dedicado à produção e compartilhamento dos serviços do sistema de saúde do Estado junto à sociedade cearense. Foi com esse objetivo que a Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) manteve, durante a programação do Fórum Estratégico da Saúde, estandes de projetos estratégicos, digitais, do campo da educação e da regionalização em saúde.

Ao longo desta segunda-feira, 10, três espaços foram montados pela Sesa no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará (CEC). Os estandes apresentaram aos cerca de 700 participantes do evento algumas das principais experiências e projetos no campo da gestão, da educação e tecnologia em saúde.

Mário Oliveira trabalha na área de saúde, em Fortaleza, como administrador. Ele destaca a transparência no serviço público como uma forma de engajamento e estímulo da participação dos cidadãos. “As informações são fundamentais para o acompanhamento nas nossas tomadas de decisões. E a tecnologia também tem ajudado bastante nisso”, afirma.

Aliar tecnologia e informação em saúde foi o foco do estande do Integra SUS. De acordo com o coordenador de tecnologia da Sesa, Ramsés de Oliveira, o fórum é uma oportunidade de dividir com o maior número de pessoas os processos de trabalho dos projetos digitais e de tecnologias inovadoras desenvolvidos pela Secretaria. “A gente pode mostrar desde projetos de reestruturação das nossas unidades até o IntegraSUS, focado em integrar todas essas informações ao usuário”, completou.

O conjunto das iniciativas foi ressaltado também pelo secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto). “Esse é um momento que marca uma forma de fazer política diferente no Ceará. Uma forma transparente, honesta e correta”, destacou o gestor.

A visão otimista foi igualmente partilhada pelo superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara. Segundo ele, eventos como esse são importantes porque trazem uma proposta de prestação de contas à sociedade sobre o que está sendo feito na saúde. “É uma chance de ouro da gente se aproximar e com isso termos maiores possibilidades de alcançarmos o sucesso e os resultados que pretendemos nos próximos anos”, afirma.

Destaques na Rede Sesa

A ideia do serviço de saúde voltado às necessidades e anseios dos usuários foi o foco principal do estande que trouxe os destaques do sistema de saúde da Rede Sesa em 2019. Segundo Luciana Carlos, Diretora Geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), o espaço busca evidenciar uma perspectiva integrada e de resolubilidade do sistema de saúde do estado. “A proposta do estande é evidenciar uma rede que dá certo, que cuida do paciente para que ele tenha realmente o seu atendimento garantido”, finaliza.

Organizado pela Sesa e alinhado à Plataforma de Modernização da Saúde, o fórum contou com exposições em estandes de projetos estratégicos e digitais, de educação e regionalização, além de discussões em rodas de conversa. Durante o evento, a sociedade pôde conhecer as principais mudanças que estão acontecendo na Saúde do Ceará. Projetos de transparência, acessibilidade, tecnologia, inovação e valorização das pessoas são algumas das ações que serão apresentadas.