Fórum debate inovações e estratégias para a saúde do Ceará

10 de fevereiro de 2020 - 17:57 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Edwirges Nogueira
Fotos: Filipe Dutra

O Fórum Estratégico da Saúde reuniu cerca de 700 pessoas no Centro de Eventos do Ceará, nesta segunda-feira (10). Durante o evento, o governador Camilo Santana e o titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), debateram estratégias para dar mais visibilidade às ações e projetos com o objetivo de garantir que todo cidadão seja acolhido e bem atendido nos equipamentos de saúde do Estado. O evento contou ainda com a presença de representantes da Justiça, Ministério Público, Ministério da Saúde, parlamentares, gestores municipais e sociedade civil.

O governador Camilo Santana destacou que as ações da Secretaria da Saúde vêm fortalecendo o acesso para o cidadão. “O Estado melhorou muito a sua estrutura física com a construção dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento, (UPAs). O passo agora é melhorar a conectividade entre esses equipamentos, melhorando a eficiência e a gestão”, disse.

O governador também abordou a regionalização como vertente da Plataforma de Modernização da Saúde, salientando a resolutividade que essa ação implicará. “A ideia é que 90% das demandas de assistência à saúde sejam solucionadas na própria região.” Camilo Santana, ressaltou também a importância do compartilhamento de dados para melhorar o atendimento. Ele anunciou que está em licitação um projeto que conecta todas as unidades básicas de saúde aos equipamentos do Estado.

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), explicou que o Fórum é uma oportunidade para mostrar como a Secretaria está planejando a saúde no Estado e para demonstrar o papel de cada ator social nesse processo. “A Secretaria da Saúde quer uma nova forma de fazer política de saúde, onde seja priorizado e definido o menor risco nas decisões. Vamos mostrar dados positivos e negativos, onde erramos e como estamos tomando decisões. Ter esse momento com a sociedade é muito rico e inaugura uma forma diferente de estabelecer estratégias de saúde.”

Para a diretora de processos assistenciais do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), Thais Lobo Herzer, pensar a saúde de forma estratégica é uma atitude atua e necessária. Para tanto, a tecnologia é uma aliada. “Estamos num momento em que precisamos manter a sustentabilidade nas unidades de saúde e pensar nossa eficácia e eficiência. Sem estratégia, isso é impossível. É necessário entender a tecnologia ofertada para facilitar o dia a dia no gerenciamento dos protocolos de saúde e deixá-los mais ágeis.”

Além das palestras, a programação do Fórum Estratégico da Saúde contempla ainda estandes com projetos que usam análise de dados para auxiliar na tomada de decisões, políticas de saúde e destaques das unidades de saúde, além de rodas de conversas sobre temas estratégicos.