IntegraSUS é destaque em evento de inovação e dados do Governo do Ceará

22 de janeiro de 2020 - 16:39 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Debora Morais
Fotos: Fátima Holanda

Nesta quarta-feira, 22, a Secretaria da Saúde do Ceará esteve presente na conferência Data Gov Day, realizada pelo Governo do Estado do Ceará. Foram promovidos debates sobre Governo Digital e aplicação bem-sucedida da Ciência de Dados para orientar a tomada de decisão e solucionar problemas complexos no poder público.

Com o tema “Dados abertos na saúde – IntegraSUS”, o secretário da saúde do Ceará, Carlos Alberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), apresentou as ações implantadas pela secretaria e as medidas adotadas a fim de obter maior eficiência e transparência em ações comunicacionais na distribuição de dados governamentais.

“Inteligência e inovação. Essa é a nossa vivência na Secretaria da Saúde, uma vez que o Ceará está entre os estados do Brasil de maior transparência. Temos que criar esse hábito e essa cultura de disponibilizar as informações da forma adequada para a sociedade e o IntegraSUS é isso: ele integra, dá escala e facilita a divulgação desses processos”, enfatiza o titular da pasta.

A iniciativa faz parte do Programa de Modernização da Gestão da Saúde, recém-implantado. O IntegraSUS integra sistemas de monitoramento e gerenciamento epidemiológico, hospitalar, ambulatorial, administrativo, financeiro e de planejamento de toda a rede Sesa e dos 184 municípios cearenses. Esses dados são reunidos, analisados e disponibilizados para conhecimento da população e para auxiliar gestores em ações e políticas de saúde.

A relevância da ferramenta foi reforçada pelo secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Élcio Batista, que apontou a transparência como fator fundamental para um sistema mais justo, dinâmico e acessível.

“Os dados têm que ser abertos, compartilhados, se a gente não conseguir fazer isso, nós não vamos conseguir dar velocidade no desenvolvimento do Estado do Ceará. Esse é um movimento de inclusão das pessoas e de melhores serviços públicos”, disse o chefe da Casa Civil.

Com abertura do secretario-chefe Élcio Batista, o encontro promovido pelo Governo, por meio do Laboratório de Inovação e Dados (Íris), trouxe os seguintes temas: Governo Digital, Inteligente e como Plataforma, por Gabriel Renault, sócio-diretor da EloGroup; uso de dados abertos na Saúde e apresentação da plataforma estadual IntegraSUS, pelo Secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto; e impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no poder público, pelos advogados Mariana Zonari e Thiago Furtado.