Gestores da Sesa dialogam com prefeitos sobre consórcios

20 de janeiro de 2020 - 15:40 # #

Repórter/Fotos:
Fátima Holanda

Na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro, gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) receberam um grupo de prefeitos dos municípios Baturité, Cedro, Marco e São Gonçalo do Amarante. Em pauta, consórcios de saúde no estado. O encontro ocorreu na Sesa, com a participação do secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr.Cabeto), e secretários executivos.

Um dos focos da Plataforma de Modernização da Saúde é fortalecer as regiões, como a ampliação dos leitos de UTI em cada Hospital Polo, por exemplo. Para o secretário, aproximar e dialogar com os gestores municipais são fundamentais para esse processo. “É essa transformação que está sendo proposta através da nova plataforma de modernização, inclui nova visão dos consórcios”, ressaltou Dr.Cabeto.

“O papel do órgão é fazer um entendimento das ações. Queremos que o secretário Cabeto possa encontrar juntamente com os presidentes dos consórcios uma ideia de convencimento das ações que possam sair. O objetivo do secretário, do Governador e dos prefeitos, é um só: melhorar o atendimento à saúde nos consórcios no Estado do Ceará”, disse o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Nilson Diniz.

Para dar eficiência a esse processo de construção, foi deliberada a formação de um grupo de trabalho para reformular os consórcios de saúde. Com a participação de gestores da Sesa, prefeitos, um secretário executivo dos consórcios, um diretor de Policlínica Regional e um dos Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs).

“A formação desse grupo de trabalho para discutir os consórcios de saúde é muito importante. Tenho certeza de que nós buscamos o mesmo objetivo, que é profissionalizar e dar mais transparência aos consórcios. Estou saindo daqui muito satisfeito, e vou passar para os prefeitos exatamente esse meu sentimento. Que a reunião foi proveitosa e a certeza de que terá muitos avanços”, afirmou o prefeito de Baturité e presidente do Consórcio, Assis Arruda.