Saúde foca em ações intersetoriais para enfrentar arboviroses

13 de janeiro de 2020 - 16:57 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP
Repórter:
Daniel Araújo
Fotos: Deborah Muniz

Uma manhã para se pensar uma política de pactos e de gestão pública mais resolutiva no enfrentamento e controle das arboviroses no Ceará. Foi com esse objetivo que a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) esteve reunida nesta segunda-feira, 13, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) com prefeitos e lideranças na área da saúde de todo o Estado.

Durante o evento, o secretário da saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), destacou que o momento foi pensado para se discutir propostas de estruturação de uma política de redução de danos, baseada no acolhimento das pessoas que sofrem ou venham a sofrer com essas doenças: “É preciso que nós nos antecipemos aos processos e que os enfrentemos de forma conjunta. Isso fará com que nós passemos a discutir ações interdisciplinares”, ressaltou Dr.Cabeto.

O gestor apresentou dados do cenário epidemiológico e entomológico das arboviroses urbanas bem como um apanhado das principais ações realizadas pelo Governo do Ceará nos últimos dois anos na Saúde. O secretário reforçou a importância da manutenção desse trabalho desenvolvido de forma conjunta e baseada na intersetorialidade.

Considerando o cenário epidemiológico e as perspectivas para 2020, cujos estudos levam em conta o incremento de percentual de 208% nos casos de dengue em 2019 e a presença do vetor em todos os municípios cearenses, a Rede de Saúde do Estado do Ceará estruturou um plano de ação.

O planejamento engloba a emissão de cartas de alerta para os municípios com riscos de epidemia; gerenciamento de estoques de insumos de controle; ampliação da identificação do sorotipo circulante para organização da rede de atenção, além do envio de ofícios de recomendação aos prefeitos, entre outras atividades.

O secretário ainda afirma que no campo das estratégias educacionais em saúde, o Estado pretende fortalecer suas ações de controle e vigilância das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “É importante que trabalhemos em conjunto. Não apenas na questão da prevenção como também no reconhecimento por parte dos profissionais de saúde, os indícios de gravidade e uma estratégia especifica pra isso”, completou o secretário.