Saúde do Cariri é tema de audiência pública

26 de dezembro de 2019 - 15:46 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Fátima Holanda
Fotos: Raquel Oliveira/HRC

Secretário da Saúde do Ceará visita municípios da região do Cariri e participa de audiência, em Barbalha.

Na manhã desta quinta-feira, 26, a Região de Saúde do Cariri foi tema de audiência pública em Barbalha. Em visita agendada à região, para discutir sobre a integração e o fortalecimento da saúde para a população caririense, o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto) participou do debate.

Até esta sexta-feira, 27, Dr. Cabeto estará no Cariri, visitando equipamentos públicos de saúde e participando de assembleias com representantes dos consórcios.

A visita nesta manhã foi ao Hospital Santo Antônio. Logo depois, o secretário participou da audiência pública, requerida pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Fernando Santana.

“O Plano do Governo do Ceará incentiva as unidades existentes, ajuda e colabora nas normas de administração dos hospitais e amplia os serviços onde existem uma demanda e uma carência da sociedade. Tudo isso com o apoio e também controle do Estado para garantir que o usuário realmente tenha acesso”, destacou Dr. Cabeto.

Na ocasião, foi apresentada a nova plataforma de modernização da saúde, lançada em agosto, pelo governador Camilo Santana e as ações de financiamento do Estado aos municípios.

O secretário ainda falou sobre os desafios que a Saúde vem passando, não só no Ceará, mas em todo o Brasil, que é o subfinanciamento da área. “A Saúde tem que ser pautada de outra forma, pois a crise não é dos hospitais. O que o Estado vem trazer é uma solução, pois é uma metodologia onde a gente compartilha obrigações, determina entrega com qualidade e o Estado mantém o seu incentivo”, afirmou Dr. Cabeto.

Sobre o Hospital Regional do Cariri, o secretário da Saúde do Ceará declarou que ampliará as residências multiprofissionais e médicas na região, assim como nas outras quatro regiões de saúde. “Vamos ampliar as áreas de pesquisas nessas unidades e essas unidades vão ampliar as áreas de atenção de alta complexidade”, disse.

Participaram das visitas os prefeitos e secretários de saúde do Cariri, a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Josenilia Gomes, os deputados Estaduais, David de Raimundão e Guilherme Landim, o presidente da Câmara Municipal de Barbalha, Odair Matos, além de gestores das unidades hospitalares.

“Aos poucos vamos construindo uma realidade, pois cabe à gente fazer um diálogo franco e aberto, desfazendo de verdades absolutas, porque assim ninguém constrói nada”, alertou Dr. Cabeto.

Consórcios Públicos de Saúde

Nesta tarde, o secretário da Saúde esteve em Brejo Santo para visitar a unidade hospitalar do município, onde também de participou da assembleia do Consórcio Público de Saúde.

Na sexta-feira, 27, o cronograma da Secretaria da Saúde do Ceará para as assembleias dos consórcios terá continuidade no Hospital Regional do Cariri.