Especialista orienta como aproveitar as ceias com saúde

23 de dezembro de 2019 - 16:23 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Martina Dieb
Arte gráfica: Fabio dos Santos

O fim de ano é um período marcado por confraternizações e muitas ceias. Porém, se não forem tomados os devidos cuidados, as festas podem ser verdadeiras armadilhas. Para aproveitar as celebrações, a nutricionista do Centro de Saúde Meireles, da rede pública do Governo do Ceará, Rochele Riquet, orienta sobre os principais alimentos consumidos nas ceias e como comer sem culpa e prejuízos para a saúde.

Para entrar no clima das festas, a especialista enfatiza que é benéfico pensar em uma alimentação mais equilibrada e saudável nesse período do ano. As dicas valem para quem quer aproveitar as ceias sem consumir alimentos gordurosos e calóricos.

“Com certeza frutas, legumes e verduras merecem um espaço no cardápio nessas ocasiões. Outro erro comum relacionado à alimentação neste período é o jejum. É importante não pular as refeições nos dias de festas. O ideal é fazer refeições leves e não ficar muito tempo sem se alimentar. Durante o dia é fundamental hidratar-se ingerindo bastante água”, afirma Rochele Riquet.

A nutricionista também recomenda caprichar nas saladas durante as ceias e nas refeições da semana. “Couve, repolho, espinafre e rúcula aumentam a saciedade pelo teor de fibras. Manter-se hidratado, planejar o prato e preferir gorduras boas como o azeite, nozes, castanhas, devem compor os pratos”, ressalta.

“Evitar sal, açúcares, farinhas refinadas e carnes gordurosas. Tentar fazer melhores escolhas evitando carboidratos simples e gorduras saturadas que favorecem o ganho de peso”, reforça Rochele.

A nutricionista frisa ainda que as celebrações devem ser aproveitadas e que é importante ter atenção para os excessos. “No fim de ano é tempo de rever a família e amigos. Nas ceias conseguimos reunir pessoas queridas e confraternizar com afeto. Por isso, é importante apenas atenção nos excessos durante as refeições e ter alguns cuidados”.

Cuidados

Rochele ressalta atenção no preparo dos pratos e optar por refeições com mais saladas e carnes magras. “Se as festas ocorrerem com muita frequência podem causar um desequilíbrio no peso. Procure comer bem sem beliscar muito nas refeições”, diz.

Ao mesmo tempo, a especialista evidencia a importância de ficar atento ao exagero durante as ceias e ao excesso de bebidas alcoólicas, que podem ocasionar desidratação, náuseas, dores de cabeça, inchaço ou dor de barriga.

Ela também direciona escolher alimentos naturais em detrimento dos que apresentam grande quantidade de farinhas, sal e açúcares. Estes últimos têm um potencial inflamatório e, se consumidos em excesso, levam ao desenvolvimento de diversos problemas, principalmente metabólicos como diabetes e doenças cardiovasculares.

Dicas da nutricionista

– Programe o cardápio das ceias evitando sobras e excessos.

– Comece a ceia por frutas, saladas ou oleaginosas (castanhas, amendoins ou amêndoas).

– Mantenha a hidratação ao longo do dia.

– Comece o dia seguinte bebendo bastante água e consumindo fibras já no café da manhã.

Faça em casa

Salada Refrescante

4 folhas de alface crespa
2 folhas de alface lisa
400 g de frango desfiado
1 xícara de maça verde picada
2 rodelas de abacaxi em cubos
Cheiro verde e castanhas a gosto

Molho

1 pote de iogurte desnatado
2 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de alho picado
1 punhado de hortelã picada
Sal e pimenta a gosto

Rabanada

10 fatias de pão sem glúten ou pão dormido

100ml de leite desnatado

3 colheres de sopa de água

1 colheres de sopa de essência de baunilha

4 colheres de sopa de açúcar de coco

1 colher de sobremesa de canela em pó

1 ovo inteiro

Preparação:

Corte os pão na diagonal. Misture o leite, a canela e o açúcar. Bata o ovo em uma batedeira com a água. Depois passe o pão no leite e em seguida no ovo. Coloque em forma untada até dourar e por último passe as rabanadas no açúcar de coco e na canela.

Farofa

2 colheres de sopa de cebola picada

3 colheres de sopa de macadâmia

3 xícaras de farinha de coco

3 colheres de sopa de passas

1/2 xícaras de azeite

1/2 de cenoura ralada

Preparação:

Refogar a cebola no azeite e depois misturar todos os outros ingredientes. Por último leve ao forno até dourar.