Inclusão da pessoa com deficiência é tema de Seminário

17 de dezembro de 2019 - 15:42 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter/Fotos:
Fátima Holanda

Na manhã desta terça-feira, 17 de dezembro, foi realizado o Seminário Avança – a
transversalidade da inclusão. O evento, realizado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), contou com a participação de gestores da saúde e educação, membros do MPCE, movimentos sociais, entre outras instituições.

O Secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), reconheceu ser oportuno a participação no seminário. “Esse momento pode colaborar com algumas transformações que a sociedade vive continuamente”, lembrou.

O secretário ministrou palestra com o tema “Ceará: Regionalização com Inclusão e Equidade” do Avança. Ele falou sobre os desafios e o que a Sesa vem desenvolvendo em relação às políticas públicas da pessoa com deficiência.

“Dr. Cabeto tem dialogado de forma sistemática e compreendido bem as barreiras, os desafios da linha de cuidado das pessoas com deficiência” destacou o Coordenador
Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) do MPCE, o promotor de justiça Hugo Porto.

Os participantes discutiram a importância de conscientizar a sociedade sobre a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promover os direitos humanos, celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão do segmento na sociedade.

“Precisamos tratar a sociedade como um mecanismo de inclusão, e não dá para fazer inclusão sem conhecer os detalhes. A boa política é a arte do bem comum. O maior desafio enfrentado pelo Ministério Público é a barreira atitudinal, que vem da desinformação”, lembrou Hugo Porto.

A promotora de justiça, Izabel Porto, representou o Procurador Geral do Estado, Plácido Rios, durante a abertura do seminário Avança.

Saúde

Ao longo de 2019, a Secretaria da Saúde do Ceará dialogou com entes públicos e privados. Realizou visitas a  equipamentos existentes, como Núcleo de Estimulação Precoce Nutep/UFC), IPREDE e Núcleos de Desenvolvimento Infantil do Fortaleza, a exemplo dos postos Irmã Hercília e Maria de Lourdes Jereissati. As visitas têm o intuito de conhecer melhor o trabalho de diagnósticos e estímulo precoce de crianças que apresentam algum tipo de deficiência.

O debate serviu para tratar do processo de equidade, inclusão social e qual é o papel da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). “Que metodologia vamos utilizar para garantir as pessoas acesso de forma adequada, levando em conta as limitações de cada grupo populacional, esse debate é bastante oportuno”, destacou Dr. Cabeto.