Novos gestores são empossados e vão atuar nas Regiões de Saúde do Ceará

9 de dezembro de 2019 - 14:18 # # # # #

Fhilipe Augusto: Texto
Carlos Gibaja e Tiago Stille: Fotos

 

Os 14 profissionais selecionados pelo Governo do Ceará, através do Programa Atração de Talentos, para atuarem nos cargos de liderança dentro da estrutura da Secretaria da Saúde foram empossados pelo governador Camilo Santana, na manhã desta segunda-feira (9), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Os selecionados vão atuar nos municípios de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Limoeiro do Norte e Juazeiro do Norte, atendendo a todas as regiões de saúde do Ceará.

Camilo Santana enfatizou que o objetivo da seleção no modelo adotado foi garantir profissionais cada vez mais capacitados e preparados para os desafios da gestão pública. “A gente aderiu a um programa de gestão de pessoas que procurou identificar as melhores experiências no mundo na gestão de pessoas no serviço público. A partir daí a gente vinha discutindo a metodologia e resolvemos fazer a primeira seleção piloto na Secretaria de Saúde, dentro da Plataforma de Modernização. A gente colocou cargos de liderança em uma seleção bem rigorosa para cumprir essas missões e funções que foram definidas”, explicou o governador.

Os aprovados foram selecionados para as funções de coordenador de desenvolvimento institucional e planejamento, coordenador financeiro, coordenador de planejamento orçamentário e custos, coordenador de gestão do trabalho e da educação em saúde, diretor administrativo-financeiro de hospital e superintendente regional de Saúde. “O que foi avaliado foi a experiência profissional dessas pessoas, seu histórico, comprometimento, perfil. Não basta ser apenas um profissional competente tecnicamente, ele precisa ter compromisso, compreender a (área da) saúde, a relação com as pessoas. Foi um conjunto de ações e metodologias utilizadas e acredito que escolhemos o que há de melhor e espero que com isso a gente possa qualificar, melhorar e avançar no trabalho da Secretara de Saúde com a população”, destacou o governador ao falar da seleção, que contou com análise curricular, avaliação de planos de ação, teste online e entrevistas por competências com especialistas realizadas presencialmente em Fortaleza.

O administrador de empresas Joel Miranda foi um dos selecionados nesse primeiro momento e atuará como diretor Administrativo-Financeiro do Hospital César Cals, em Fortaleza. Joel tem experiência na direção de grandes hospitais e por último trabalhava no estado de Santa Catarina. “Tive êxito de chegar até aqui em cima de um programa que o Governo (do Ceará) está tendo de melhorias na saúde e na humanização do atendimento. Isso me agradou e fez com que eu chegasse até aqui, onde vivi 34 anos e estava há cinco no Sul. Acho essa iniciativa positiva. Creio que é um passo para um futuro melhor com relação à saúde. A seleção teve seis etapas bem difíceis, mas dentro de um contexto que se esperava para buscar profissionais que tenham condições de exercer esses cargos. Estou bem feliz”, comemorou Joel.

O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), explicou que o processo visa, no final de tudo, garantir melhores serviços à população. “Esse programa tem algumas etapas. A primeira era a secretaria disponibilizar seus cargos mais importantes para que a gente fizesse um piloto e a partir de agora os outros cargos serem ocupados por competência e atribuições de cada função. O segundo ponto é agregar ao Estado uma metodologia de seleção. Esse modelo foi exitoso em outros países e essa parceria com a Fundação Brava e Fundação Lemann trouxe para o Ceará uma metodologia muito interessante e que dá muita credibilidade. E o último ponto e mais importante é resgatar a confiança da sociedade na gestão pública. A Secretaria de Saúde do Ceará é um órgão importantíssimo na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou Dr. Cabeto.

A vice-governadora Izolda Cela enalteceu o processo cristalino materializado no ato de posse dos profissionais e desejou sucesso. “Esta etapa é muito importante e considero esta seleção vital para a transparência da gestão pública e o comprometimento com a qualidade do serviço. Aos senhores e senhoras que participaram da seleção e assumem este desafio, desejo boa sorte e que vocês possam sempre se aprimorar para oferecer o melhor à Secretaria da Saúde e ao povo do Ceará”.

Parceria

O Programa Atração de Talentos está dentro das ações planejadas pela Plataforma de Modernização da Saúde, lançada em agosto deste ano pelo Governo do Ceará. A seleção foi feita em parceria com Aliança, iniciativa que reúne organizações do terceiro setor, formada pela Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org. A parceria não envolve transferência de recursos financeiros e foi firmada por meio de Acordo de Cooperação Técnica. A Aliança tem projetos que promovem o aprimoramento da gestão pública. O programa conta ainda com o apoio do Instituto Publix como parceiro técnico. A organização é especializada em desenvolver conhecimentos inovadores em gestão.

O trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Ceará foi importante na hora de Fundação Lemann escolher seu parceiro, de acordo com Weber Sutti, diretor de Projetos da instituição. “A gente começou esse trabalho olhando muito para o Ceará, que é uma referência de gestão pública. O Ceará foi uma inspiração que a gente trouxe para vários outros estados. Poder estar aqui hoje e ver esse avanço, pensando o quanto a gente pode de fato cada vez mais melhorar a gestão pública garantindo serviços de qualidade para a população, é sinal de esperança e passos que a gente dá cada vez mais no sentido de uma administração púbica moderna, eficiente, que busca cada vez mais o respeito e a entrega aos cidadãos”, explicou o representante da fundação.