Modernização da Saúde é tema em fórum de conselheiros no Cariri

4 de dezembro de 2019 - 17:38 # # #

Repórter: Débora Morais

“Eu tenho procurado ser coerente nas propostas de negociação e percebo que a grande parte dos usuários do sistema de saúde está entendendo. Isso é muito rico para nós”, disse o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), na abertura do Fórum Macrorregional Cariri de Conselheiras e Conselheiros da Saúde, nesta quarta-feira, 4, no município de Icó.

O secretário esteve presente junto a outros gestores e profissionais da saúde no encontro realizado pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau). Dr. Cabeto salientou que o sistema de saúde tem que ser feito de uma maneira a incorporar novos conhecimentos. “É preciso estabelecer um diálogo e discutir a questão do trabalho de uma forma clara que seja voltada aos usuários, tudo com transparência”, afirmou.

A busca pelo desenvolvimento de um projeto que considere os diferentes contextos onde essas pessoas se inserem, lembrou Dr. Cabeto, são fundamentais para o estabelecimento de uma ideia de identidade. E a ausência desse componente é o que prejudica qualquer plano de desenvolvimento de uma nação.

Para a coordenadora do Fórum, Kilvia Tapeba, os encontros são espaços de troca de experiência e um momento de capacitação dos conselheiros. “São nos espaços dos fóruns que temos uma noção da real dificuldade nos conselhos municipais. Quando se faz uma simples comparação com outros instrumentos do Cesau, como os diagnósticos, por exemplo, notamos que podemos extrair mais dos conselhos municipais nos fóruns”, ressaltou.

O evento, que teve como tema o Controle Social e a Plataforma de Modernização da Saúde do Estado do Ceará, foi destinado aos conselheiros e conselheiras de saúde que integram as Regiões de Saúde do Crato, Brejo Santo, Juazeiro, Icó e Iguatu.