Sessão científica será realizada pela Secretaria nesta quinta-feira, 28

Repórter:
Suzana Mont'Alvernel / Estagiário: Levi Aguiar
Arte gráfica: Kamile Façanha

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (Nucit) e da Coordenadoria da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CGTES) promove nesta quinta-feira, 28 de novembro, Sessão Científica. A palestra se inicia às 8h30min.

Repercussões da implantação da Rede Cegonha na Saúde no Ceará e a Primeira Detecção do Vírus de Zika em Primatas Neotropicais serão temas abordados durante o evento.Segundo Alice Pequeno, supervisora do Nucit, a Sessão Científica é importante, pois promove estratégias de divulgação do conhecimento, fruto de pesquisas realizadas nos cenários da Rede Sesa.

Além disso, serão apresentadas pesquisas de conclusão de curso de graduação, mestrado e doutorado, desenvolvidas em várias instituições do nosso Estado. “Os resultados dos estudos apontam os avanços nas melhorias dos indicadores de saúde e também como as novas tecnologias impactam na melhoria da qualidade de vida da população”, conclui Alice.

8h30 – Acolhida

9hAbertura

Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (Nucit/Sesa)

Conselho Estadual de Saúde (Cesau)

9h15 às 10h15 – Repercussões da Implantação da Rede Cegonha na Saúde Materno-infantil no Ceará

Pesquisadora: Thaís Nogueira Facó de Paula Pessoa (Uece)

Orientador: Prof. Antônio Rodrigues Ferreira Junior (Uece)

Co-orientador: Prof. Victor Hugo de Oliveira Silva (Uece)

Mesa de Interlocução: Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covig/Sesa), Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (Copas/Sesa) e Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal

10h20 às 11h20 – Primeira Detecção do Vírus de Zika em Primatas Neotropicais no Brasil: Um Possível Novo Reservatório

Pesquisadora: Naylê Francelino Holanda Duarte

Mesa de Interlocução: Núcleo de Vetores (Nuvet/Covig/Sesa) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covig/Sesa)

Data: 28 de novembro
Horário: 8h30
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 600. Bloco E. Térreo. Praia de Iracema. Fortaleza, Ceará.
Local: Sala de reunião da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CGTES/Sesa)