Governo do Ceará inicia serviços de obstetrícia no HRSC e amplia UTI adulto

1 de novembro de 2019 - 14:51 # # #

Texto: Fhilipe Augusto Foto: Thiago Stile

 

Não precisar se deslocar mais por grandes percursos até Fortaleza, para ter acesso a serviços de saúde e um tratamento eficiente e humanizado para uma enfermidade, se torna cada vez mais realidade para aqueles que necessitam do sistema público de saúde no Ceará, especialmente no Sertão Central. Nesta sexta-feira (1), o Governo do Ceará inaugurou o novo Centro de Obstetrícia do Hospital Regional, em Quixeramobim, com 25 novos leitos de enfermaria obstétrica, quatro leitos de enfermaria canguru, cinco leitos do Centro de Parto Normal, além do centro cirúrgico obstétrico. A unidade hospitalar ganhou ainda mais dez leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, que passou a contar com 30.

A solenidade de inauguração teve a presença do governador Camilo Santana, do secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), e do prefeito Clébio Pavone. Com essa ampliação, o Governo vai oferecendo cada vez mais à população serviços de saúde perto de casa, segundo Camilo Santana.

“Agora, vamos atender partos normais e cirúrgicos. São 34 novos leitos em uma estrutura de primeiro mundo que não deixa a desejar a nenhuma hospital particular do país. Também estamos aumentando mais 10 leitos de UTIs e já nos planejando para fazer outras ampliações. Com a regionalização da saúde do Ceará o nosso objetivo é garantir que pelo menos 90% dos serviços da região sejam atendidos nela mesma para que a população não precise mais se deslocar para Fortaleza ou qualquer outra região do Estado. A gente está fazendo isso com muita responsabilidade, mesmo diante de um momento da economia brasileira. Temos concentrado esforços para investir naquilo que a população mais nos cobra, que é a saúde. A nossa meta é que a população seja mais bem atendida, com mais eficiência e agilidade”, disse o governador.

O prefeito de Quixeramobim, Clébio Pavone, comemorou o ganho que a chegada de novos leitos representa para a população da região, especialmente Quixeramobim. “Hoje, esse Centro de Obstetrícia dá uma esperança a mais a nossas grávidas para que aqui elas possam ter seu atendimento, principalmente aquela gravidez de alto risco. Muitas vezes elas se deslocavam para o Hospital César Cals, em Fortaleza, ou para a maternidade de Quixadá, e agora nós teremos esse serviço de urgência e emergência aqui, trazendo uma qualidade de vida melhor para a nossa população. Tem também a abertura de novas UTIs”.

Saúde perto de casa

O secretário da Saúde, Dr. Cabeto, enalteceu que o Estado avança no sentido de universalizar os serviços na área de acordo com as demandas da população em cada localidade. “O Ceará vive um momento interessante e rejuvenescedor para todo mundo que faz o sistema de saúde com a aprovação da primeira lei no Brasil que trata da regionalização do sistema de saúde. Essa lei trata do desenvolvimento regional. A partir dessa legislação é possível ter os fatores fundamentais que regem a qualidade de toda a atenção pública, que é a eficiência, eficácia, valorização dos trabalhos e das pessoas, além da equidade, isso significa que o Estado vai distribuir recursos de acordo com a necessidade de cada região”, explicou o titular da pasta.

Quem também comemorou a novidade foi o senhor Sebastião da Silva, 63 anos, que mora em Quixeramobim e já precisou acompanhar sua esposa por mais de um mês na capital cearense em virtude de complicações com a saúde. “Melhorou muito com o hospital aqui. Antes, tudo era encaminhado para Fortaleza. Hoje, a maioria fica aqui. Minha esposa mesmo teve um infarto e teve que ir para o Hospital do Coração, em Messejana, onde passou 35 dias. Agora, se precisar, e eu espero que não precise mais, pode resolver tudo aqui”, enfatizou o idoso.

HRSC

O Hospital Regional do Sertão Central é o terceiro hospital de alta complexidade construído pelo Governo do Ceará no interior. Somente em 2019, já realizou 3.893 internações, 3.175 cirurgias, 8.952 atendimentos ambulatoriais e 196.904 atendimentos de serviço de apoio e diagnóstico terapêutico. Estão em pleno funcionamento os serviços de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Unidade de Cuidados Especiais (UCE), Centro de Traumatologia e Ortopedia, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, Unidade de AVC agudo, Unidade de AVC subagudo, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal, além do Centro Cirúrgico Geral e do serviço de imagem e ambulatório, totalizando 167 leitos em operação.

Com os novos leitos o HRSC fica com cerca de 90% dos seus serviços em operação. Marcelo Theophilo, diretor-geral do hospital, explica como está a operação da unidade a partir de agora. “É um upgrade importante para a região. Esse é praticamente o último serviço que estava por abrir. Podemos dizer que o hospital está praticamente 100% aberto. Além dos serviços que estamos inaugurando hoje, nós temos mais duas UTIs adulto, agora com o total de 30 leitos, temos uma UTI neonatal, com mais 30 leitos, temos todo o serviço de diagnóstico por imagem e de análises clínicas, temos 29 leitos de traumato-ortopedia, 29 leitos de cirurgia geral, 29 leitos de clínica médica, mais 25 leitos na unidade de cuidados especiais e, além disso tudo, temos duas unidades de Acidente Vascular Cerebral, uma de AVC agudo e outra de AVC semiagudo, que também prestam um serviço de muita relevância para esse sertão todo, porque nesses casos o paciente tem uma janela de tempo em que ele precisa ser atendido e aqui a distância até Fortaleza é grande”, detalhou.

Desde a abertura do hospital até o último mês de setembro, já foram realizadas 7.974 internações, 7.807 cirurgias, 22.444 atendimentos ambulatoriais e 430.529 atendimentos de serviço de apoio e diagnóstico terapêutico. Para a construção do HRSC foram investidos R$ 147 milhões, com recursos do Tesouro do Estado e financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No total, o hospital tem área construída de 21.558 metros quadrados.

O HRSC atende a população de cerca 631 mil habitantes dos 20 municípios que compõem a Macrorregião de Saúde do Sertão Central: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.