HGCC completa 91 anos

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Arte gráfica: Thiago Freitas

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará, chega aos 91 anos com mais conquistas na saúde do Estado em benefício da população. Na busca em oferecer serviços otimizados, programas que envolvam a participação da família, voltados para humanização do atendimento e segurança do paciente, o HGCC se torna, a cada dia, uma instituição de referência e com atuação de alcance nacional.

“Há 91 anos, o hospital preserva seu espírito inovador e de pioneirismo para avançar. Neste último ano assumimos muitos desafios e agora no final do ano, entregamos muitos resultados, mas vamos avançar cada vez mais”, destaca Antonio de Pádua Almeida Carneiro, diretor médico do HGCC.

Para ele, esse avanço está ligado à dedicação de cada funcionário. “Todos nós, a cada dia, construímos um o hospital mais inclusivo, que respeita seu paciente. Tornou-se uma instituição cada vez mais integrada”, reforça Antonio de Pádua.

Foram implantadas várias ações que reforçam o compromisso do hospital em atender bem e oferecer resultados satisfatórios, como o Projeto Lean nas Emergências, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, o Projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala na UTI Adulto, ambos desenvolvidos pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), entre outros.

Resultados

Os resultados favoráveis atestam que o HGCC está no caminho certo na busca por melhorias e soluções para os pacientes que chegam ao hospital. Com o Lean, a emergência do hospital é a primeira de perfil obstétrico a fazer parte. Em dez meses, os atendimentos, na emergência, saltaram de 1.700, em novembro de 2018, para 2.012, em agosto de 2019.

Outra redução expressiva está relacionada ao tempo de permanência, que foi de 50%. O tempo era de 4.7 dias e, em agosto de 2019, foi de 2.5 dias. Da mesma forma, obteve-se redução de 50% no tempo de passagem, que é o tempo que a paciente leva da entrada na emergência até chegar à enfermaria. Começou com 2.581 minutos, tendo chegado a 3.554, em janeiro de 2019, e fechou setembro desse ano com 1.906 minutos.

Na UTI Adulto, após 18 meses, o HGCC recebeu certificação em três categorias por ter atingido as metas pactuadas para a redução de infecções do PROADI –SUS. Em relação à infecção do Trato Urinário Associado à Cateter Vesical de Demora, a incidência caiu de 8% para 0%, uma redução de 100% dessa infecção. Quanto à Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, a redução da incidência foi de 32,2% para 8,8%, uma redução total de 72,4%. Já a Infecção Primária de Corrente Sanguínea Associada à Cateter Venoso Central, a redução da incidência foi de 9,7% para 2,82%, totalizando 71% de redução.

Para o diretor-geral, Antonio Eliezer Arrais Mota Filho, todas as conquistas são frutos do envolvimento e compromisso de todos os colaboradores. Soma-se a isso a tradição de um hospital quase centenário. “Em 91 anos o Hospital Geral César Cals preserva a tradição de unidade hospitalar que acolhe bem os seus pacientes e mantém-se firme no propósito de divulgar o conhecimento das ciências da saúde e atinge seus objetivos graças à colaboração de todo corpo funcional do hospital” ressalta Eliezer Arrais.

Indicadores

Considerando os meses de janeiro a setembro desse ano, foram realizadas 58.645 consultas, 5.772 cirurgias, 18.577 atendimentos na emergência, 481.162 exames e 3.815 partos.

O diretor destaca também o anúncio da construção do Hospital Universitário César Cals, uma conquista para o Estado. “Estamos ansiosos com a nova unidade a ser construída no Campus da Universidade Estadual do Ceará. Será o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo desses anos e também uma demonstração de atenção e cuidado com a população cearense”, finaliza.