Governador inaugura reforma do Hospital do Eusébio e já autoriza nova ampliação

28 de outubro de 2019 - 20:35 # # #

Repórter: Fhilipe Augusto
Fotos: Carlos Gibaja

O investimento nesta etapa foi de R$ 2,5 milhões. Na próxima ampliação, autorizada hoje, o recurso aplicado será de R$ 3,5 milhões

A área da saúde tem recebido importantes investimentos do Governo do Ceará. Na manhã deste sábado (26), o governador Camilo Santana, ao lado do prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, entregou à população as novas instalações do Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá, que passou por obras de reforma e ampliação, que custou R$ 2,5 milhões, sendo R$ 1 milhão de investimento do Estado. No mesmo ato, o chefe do Executivo já aproveitou para autorizar novas obras para a unidade hospitalar, na ordem de R$ 3,5 milhões. Essa nova etapa, será responsável pela construção dos blocos de Apoio e de Administração. O local atende não só a pacientes do Eusébio, mas também de cidades vizinhas da Região Metropolitana de Fortaleza.

“Entregamos a reforma e ampliação do hospital aqui do município, que passa a ter 63 leitos. É um hospital moderno, com o que há de melhor para atender e cuidar bem das pessoas. Foi um investimento da Prefeitura e do Governo do Estado de R$ 2,5 milhões e já autorizamos mais uma ampliação do hospital para melhorar cada vez mais o atendimento. É uma área que precisamos acolher bem as pessoas, melhorar e aperfeiçoar. Hoje, o Eusébio tem um dos melhores sistemas de saúde não só do Ceará, mas do Nordeste”, destacou Camilo. Para ele, investir na saúde é proporcionar mais qualidade de vida à população, especialmente àquela parte mais necessitada que depende da rede pública. “Saúde é a área mais importante e que a pessoa mais cobra da gestão pública. Saiu uma pesquisa nacional que perguntou qual era a maior demanda da população e a resposta foi: saúde. Não tem coisa que aflige mais o cidadão do que quando ter um ente querido doente. Então, a saúde é acolher e cuidar bem das pessoas”, reforçou.

Com a reforma entregue hoje, o Hospital Municipal do Eusébio passa a contar com uma nova estrutura, incluindo mudanças nas enfermarias e centro cirúrgico, com ampliação de duas para três salas de cirurgia. As especialidades atendidas no Hospital Dr. Amadeu Sá são clínica médica, ginecologia, obstetrícia, pediatria, neonatologia, fisioterapia, nutricionista e serviço social. A unidade hospitalar conta com 332 profissionais e é gerida pelo Município, mas, por se tratar de um dos hospitais estratégicos, recebe recurso financeiro do Governo do Ceará dá ordem de R$ 60 mil por mês em apoio ao atendimento na clínica obstétrica.

O prefeito Acilon Gonçalves comunicou que a nova estrutura já vai começar a receber pacientes neste sábado. “É mais um sonho sendo conquistado. Já vamos começar a internar a população a partir de hoje. Temos leitos pré-parto puerpério, três salas de cirurgias, 18 leitos em três enfermarias para parto cesariana, 18 leitos de clínica cirúrgica, além do de infecção, em que a pessoa fica isolada. Então, está sendo entregue um grande hospital, principalmente a melhor maternidade de risco habitual do Ceará”, comemorou o gestor municipal. Sobre a nova ampliação, Acilon informou que as intervenções devem iniciar quase que de imediato. “Vamos começar na próxima semana as obras de construção do Bloco Administrativo e o de Apoio, que vai custar R$ 3,5 milhões”.

Confiança

A jovem Jéssica de Araújo, 22 anos, está gestante e vai ser uma das primeiras pacientes a ser atendida nas novas instalações do Hospital Municipal do Eusébio. Ela, que fez todo o pré-natal na rede pública de saúde, ficou contente e confiante com o que viu do equipamento. “Minha gestação foi toda acompanhada na rede pública. Estou completando hoje 40 semanas grávida de uma menina e ela vai nascer aqui. Achei tudo ótimo no hospital. Desde a hora que cheguei fui bem atendida. Se eu tiver outra gravidez farei tudo aqui, sem dúvida nenhuma”, comunicou a futura mamãe.

O funcionário público Ivan Alves, 44 anos, é natural de Itapipoca, mas mora no Eusébio desde 1981. Nesse período, ele e sua família já necessitaram algumas vezes dos serviços prestados no Hospital Municipal. Com a reforma e ampliação da unidade de saúde, Ivan comemora mais essa conquista da população e reforça a credibilidade no serviço prestado no local. “A parceria da Prefeitura com o Governo do Ceará torna o Eusébio uma referência na saúde. Com o novo Hospital Amadeu Sá nós confiamos plenamente em trazer nossa família para ser atendida aqui em caso de alguma necessidade”, disse o cidadão.