HGCC sedia Aprimoramento em Enfermagem Obstétrica

21 de outubro de 2019 - 16:57 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter:
Wescley Jorge
Foto: Thiago Freitas

O Hospital Geral Dr. César Cals, do Governo do Ceará, sediou na manhã desta segunda-feira, 21, o Aprimoramento para Enfermeiras (os) Obstétricas (os) – Rede Cegonha, do Ministério da Saúde. O evento é uma ação desenvolvida pelo projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia – ApiceOn e reuniu enfermeiros obstetras dos hospitais que participantes em Fortaleza, Hospital Geral de Fortaleza, também da rede estadual, e o Hospital e Maternidade Assis Chateubriand.

O diferencial desse curso é a reflexão sobre a gestão e as relações de trabalho no ambiente hospitalar. “O diálogo entre os profissionais da instituição e a técnica baseada em evidências é fundamental. Somar isso a uma gestão comprometida com a qualidade e a segurança do paciente criam confiança e avanços na equipe”, disse Audrey Vidal, especialista em enfermagem obstétrica da Universidade Federal Fluminense.

Michele Alencar, enfermeira do HGCC nas salas de parto e alojamento conjunto assistiu à palestra. Ela destaca as contribuições do curso para sua atuação na unidade. “Pude adquirir mais conhecimento e, com o aprendizado, posso direcionar a conduta profissional de acordo com a necessidade do serviço”, diz.

O compartilhamento de experiências e o conteúdo do curso são fruto dos encontros do Grupo Estratégico Local – Gel, do ApiceOn e do grupo de estudos na Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro, intitulado maternidade – saúde da mulher e da criança, que trabalham a integração e a melhoria das práticas em obstetrícia.

Audrey Vidal, participante do grupo na UFF, frisou a importância do trabalho em equipe. Em seus vinte anos de experiência, ele diz que a reflexão sobre a colaboração profissional é algo inédito e necessário. “A perspectiva do isolamento nos faz perder muito profissionalmente. Permitir aprender com o outro é enriquecedor”, finaliza o enfermeiro.

O Hospital César Cals está sempre em sintonia com a qualificação de seus profissionais. Esse aprimoramento é mais uma maneira de aproximar a prática dos processos definidos e estruturados pelo Ministério da Saúde. “O seminário reflete os avanços dos serviços que participaram do ApiceOn e consiste na imersão de enfermeiros obstétricos em hospitais maternidade de referência no país. O evento reforça a relevância da atuação da Enfermagem Obstétrica como importante agente de melhoria nos cenários de parto e Nascimento, bem como no fortalecimento das boas práticas”, explica Thaís Gomes Falcão, do Centro de Estudos do HGCC.