Saúde orienta sobre sífilis e promove teste rápido da doença

16 de outubro de 2019 - 11:09 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Suzana Mont'Alverne
Arte gráfica: Francisco Oliveira

Na semana do Dia Nacional de Combate a Sífilis, lembrado no terceiro sábado de outubro, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covig) realizará campanha de conscientização sobre a prevenção, cuidados e diagnóstico da doença. Na ação, que acontecerá na Praça da Gentilândia, no bairro Benfica, nesta sexta-feira, 18, das 16 às 20 horas, serão ofertados testes rápidos para diagnóstico da doença e distribuição de preservativos.

Causada pela bactéria, a Treponema pallidum, a sífilis é transmitida através de relação sexual. Há também uma outra forma de contágio: da mãe para o bebê, durante a gestação ou parto. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de casos da doença vem aumentando e a falta de informações sobre a doença e suas formas de prevenção estão entre os principais motivos para o aumento do número de casos nos últimos anos. No Ceará, este ano foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação Compulsória (Sinan), 932 casos da sífilis congênita e 1.569 casos da doença em gestantes.

Ações

A Secretaria da Saúde, através da Covig, realizará ainda nos dias 30 e 31 de outubro, o III Simpósio Cearense de Prevenção, Controle e Vigilância da Sífilis, na Escola de Saúde Pública do Ceará, das 8 às 17 horas. A programação é voltada para os profissionais de saúde da atenção básica e vigilância.