HGCC apresenta em São Paulo resultados de projeto na emergência

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter:
Wescley Jorge

Os resultados alcançados pelo Hospital Geral Dr. César Cals, do Governo do Ceará, foram apresentados nesta quinta-feira, 10, em São Paulo, no II Workshop Lean nas Emergências, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. O evento reuniu as unidades que se destacaram no Ciclo 2 do Projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – Proadi/SUS, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.

No HGCC, primeira unidade com emergência exclusivamente obstétrica a ingressar no projeto, as mudanças, conquistas e melhorias no atendimento produziram resultados significativos. A gerente do projeto no Hospital, Thaís Gomes Falcão, que representou a unidade na apresentação, lembra que no terceiro mês após a implantação, já era possível perceber as mudanças. “Alguns dos nossos indicadores já melhoraram no início da implantação”. Após a apresentação, Thaís Falcão conta que outras unidades já demonstraram interesse em conhecer mais das ações adotadas pelo HGCC.

Flávio Lúcio Pontes Ibiapina, coordenador do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HGCC, diz que as expectativas em relação ao projeto foram alcançadas e que os resultados confirmam as melhorias. “Eu diria que as expectativas foram até superadas, dado o resultado que nós temos colhidos, como a diminuição do tempo de permanência, aumento da rotatividade dos leitos, tudo isso com aumento no número de atendimentos”, reforça o coordenador. Ele destaca a integração de todas as áreas da unidade hospitalar, com uma percepção mais integrada sobre a emergência, mais segurança para as pacientes, maior resolutividade, aumento na oferta de leitos para a população, entre outras conquistas.

Na apresentação, foram ressaltados o perfil do Hospital César Cals, sua atuação, características, as medidas adotadas com o Lean e todos os números que confirmam as mudanças ocorridas a partir do envolvimento de toda equipe. A Direção do HGCC reconhece a atuação de cada profissional, a busca em querer mudar culturas e realidades e o empenho das equipes. O trabalho integrado de todos os profissionais, inclusive a participação de diretores em reuniões, construção de processos, acompanhamento das medidas, resulta no fortalecimento do projeto e reflete os bons resultados.

“A participação do Hospital César Cals no II Fórum Lean nas Emergências é um reconhecimento. Com o sucesso obtido aqui, coloca o Hospital numa posição de destaque nacional, participando com outras instituições de referência no Brasil. Destaca o Hospital no cenário nacional, coloca o Estado do Ceará mais uma vez em destaque positivamente, com relação à inovação, à melhoria na atenção à saúde da população”, finaliza Pontes Ibiapina.