Nova gestão terá foco na inovação e valorização das pessoas

9 de outubro de 2019 - 17:54 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP

Ser uma instituição capaz de preservar, analisar e aprender com sua própria trajetória. Foi com a reflexão norteada a partir desses direcionamentos que a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), realizou na manhã desta quarta-feira, 09, solenidade de posse do seu novo superintendente, Dr. Marcelo Alcantara Holanda.

A Escola inicia uma nova etapa de trabalho cujo objetivo maior é o desenvolvimento de projetos com foco em ações de educação em saúde, da qualificação da força de trabalho, gestão do conhecimento na rede de assistência à saúde, pesquisa e análise situacional em saúde e soluções inovadoras. O gestor ressaltou a relevância do papel que a instituição assume junto à saúde do Ceará. “Vamos trabalhar a pesquisa e inovação, estabelecer parcerias nacionais e internacionais, buscando inovação tecnológica aplicada à saúde. Vamos subsidiar os gestores em seu planejamento e contribuir com a implementação de políticas públicas de saúde para a melhoria da atenção primária, secundária e terciária da atenção hospitalar”, explicou.

O novo plano de reestruturação da Escola teve sua missão, repensada e alinhada, à proposta de modernização da saúde organizada pela Secretaria da Saúde. Com isso, a escola se prepara para tornar-se o Centro de Inteligência da Saúde com novo organograma e mapa estratégico, que consolidam uma gestão propositiva de mudança e crescimento contínuos no desenvolvimento de valores que funcionam como pilares de transparência, credibilidade e compromisso com o ser humano.

O secretário da Saúde, Dr. Cabeto, fez reflexão sobre a construção desse processo que envolve a promoção da educação, do conhecimento e da inovação em saúde. “O desafio é reconhecer o passado, e normatizar o que precisa ser feito. Estamos representando o governador Camilo Santana, que tem apoiado e acreditado nesse sonho que todos nós estamos construindo juntos”, disse. Considerando a proposta da Plataforma de Modernização da Saúde (PMS) lançada pelo Governo do Estado, a ESP assume um papel estratégico dentro do plano da Secretaria da Saúde em trabalhar um olhar cuidadoso sobre o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), o trabalhador da saúde e a sociedade em geral a partir de 5 diretrizes principais: resultados centrados no cidadão; humanização do atendimento; valorização das pessoas; transparência; conhecimento e inovação.

Do palco de honra na solenidade de posse do novo superintendente da ESP/CE participaram: Salustiano Pessoa, ex-superintendente da ESP/CE; Joana Maciel, Secretária Municipal da Saúde de Fortaleza; Pedro Alves de Araújo, presidente do Conselho Estadual de Saúde (Cosems); Sayonara Cidal, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Carlile Lavor, coordenador geral da Fiocruz Ceará; e Andrea Linard, Vice-Reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Perfil

Marcelo Alcantara é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1991), com residência médica (1995) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (1998). É professor-associado de Terapia Intensiva e Pneumologia do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará.

Coordena o Laboratório da Respiração (RespLab) no Centro de Biomedicina da UFC, onde desenvolve pesquisas nas áreas de ventilação mecânica e de análises de imagens do tórax em parceria com o Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC.

Além de ser orientador do Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde do Centro Universitário Unichristus desde 2015 e ter presidido a Sociedade Cearense de Terapia Intensiva (SOCETI) no biênio 2016-2017.